Marcenaria dá toque especial em reforma

Os apartamentos de pouca metragem são os grandes coringas de 2018. Com a crise brasileira, são os imóveis de menor valor agregado que estão em alta no setor imobiliário.

Para quem tem pouco espaço, mas precisa guardar muitos objetos, como roupas, livros, materiais de limpeza, panelas, etc., o ideal é contratar um marceneiro especializado no planejamento de seus armários, estantes, nichos, mesas de jantar ou racks.

Esse profissional deve fazer uma visita em seu domicílio, para medir os espaços que ganharão os móveis planejados. E, ele deverá conhecer 

melhor os proprietários do imóvel, para adequar o tipo de madeira, as cores e a utilização de cada um a ser orçado.

A escolha do tipo de madeira, a ser utilizada na fabricação de um armário, deve ser uma das mais resistentes se comparado a fabricação de um nicho, por exemplo. Mogno, cerejeira, pinho, nogueira, cedro, pinus, MDF, são apenas alguns exemplos de madeiras que podem ser utilizadas em seu imóvel. Por isso, é tão importante conversar com o marceneiro.

A escolha da cor dos móveis também é importante, nesse momento. Móveis claros, sem muitos entalhes podem dar a impressão de amplitude ao ambiente. Branco, cinza e tons pastéis são ideais para pequenos espaços. Se preferir, use cores fortes na decoração para contrastar.

A escolha da utilização de determinado móvel é decisiva, quando pensamos no modelo. Por exemplo, o armário de uma adolescente, que possui muitas roupas e acessórios, deve ter cabideiro, gavetas, nichos para sapatos, nichos para cachecóis e echarpes. Já para um homem, que trabalha com roupas sociais, o ideal é deixar um cabideiro maior e mais reforçado pelo peso dos ternos e camisas, além de um nicho especial para as gravatas.

Viu como a marcenaria é uma arte, que necessita de cuidados especiais? Nada de planejar seus móveis às pressas, nada de cores escuras que deixam o ambiente “menor” e “mais pesado”. Nada de prateleiras muito abertas, pois acabam sendo um local para guardar bagunças… Nada de portas com acessórios rebuscados e chamativos… São muitos os pontos a serem pensados.

O móvel planejado costuma demorar mais para ficar pronto do que aqueles que encontramos nos grandes magazines. E, agora, já deu para entender os motivos desse tempinho extra! Tudo, que é feito com capricho, requer um pouco mais de atenção.

Chegou a hora de escolher o profissional ideal para o projeto em seu imóvel. Você checa com seus amigos e parentes e ninguém conhece um bom marceneiro para indicar. O que fazer então?

Atualmente, para contratar um especialista, existe uma plataforma que oferece até quatro orçamentos para cada solicitação. Você escolhe o tipo de serviço que deseja, a região em que está o seu imóvel, e todos os detalhes que deseja compartilhar e considera pertinentes e pronto! Além disso, você tem acesso a avaliações e opiniões de outros usuários sobre cada profissional inscrito. É o máximo!

Agora uma dica importantíssima: nunca contrate um profissional (seja marceneiro, pedreiro, decorador, etc.) sem pedir indicações, seja para os seus conhecidos, seja por indicação na plataforma Habitissimo.

Bárbara Juneck, 41 anos, está no mercado de comunicação há 22 anos. Atuou como assessora de imprensa com clientes de médio e grande porte, atualmente, é gerente de comunicação da  AWD – Agência Way Digital e escreve artigos do para seus clientes.

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.