[INFOGRÁFICO] Leitura e interpretação de fluxogramas

Olá meus queridos caiçaras tudo bem? No post de hoje, vamos trazer um infográfico com dicas para leitura e interpretação de fluxogramas. Afinal porque é importante compreender um fluxograma e quais suas aplicações? Antes de tudo vamos entender um pouco …

O que é e para o que serve um fluxograma?

A definição do próprio Wikipedia, define bem o que é um fluxograma:

Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

A própria definição nos diz que através de ilustrações, o fluxograma serve para mostrar de forma lógica e simples um processo como um todo, seja esse processo da empresa, um relacionamento entre departamentos e também o fluxo de informações de um determinado software.

Quem usa fluxograma?

Quem pensa que o fluxograma é utilizado apenas pelo pessoal de Computação, está redondamente enganado, por sua facilidade de leitura e interpretação, o mesmo é usado em praticamente todo processo de uma empresa, desde a área financeira até a qualidade, desde a produção até o setor de vendas. Com isso podemos notar a importância de compreender essa ferramenta tão poderosa e usual no ambiente corporativo.

Que tal ter esse infográfico completo? Baixe em alta resolução clicando aqui.

Para finalizar…

Bom galera espero que tenham gostado, a intenção do post foi mostrar de forma simples o que é um fluxograma, os principais símbolos e alguns softwares que podem ajudar na criação do mesmo. Sei que para quem entende do processo, escreve um fluxograma é relativamente “maçante”, mas compreenda que através deles é possível que qualquer pessoa consiga entende-lo de forma simples e direta, essa é a principal finalidade desta ferramenta.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

 

 

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.