[INFOGRÁFICO] Como utilizar um multímetro

Olá meus querido caiçaras, tudo bem? Hoje, vamos falar sobre Multímetro. Saiba como esse equipamento pode ser seu grande aliado. Sim, você que lida com eletricidade de um modo geral, deve entender para que serve. Antes de tudo, vamos entender o que é um multímetro:

Conheça o multímetro

Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM – digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital. Wikipédia.

A definição, vista pelo Wikipédia, resume perfeitamente esse equipamento. Com ele, podemos medir grandezas como:

  • Tensão Elétrica;
  • Corrente Elétrica;
  • Resistência.

Em modelos mais sofisticados, é possível medir:

  • Capacitância;
  • Frequência;
  • Temperatura.

Agora que você já conhece o multímetro, apresento para vocês um infográfico, ilustrando como realizar as principais medições com ele. E, além disso, você vai ver alguns cuidados que deve ter, para evitar a queima do seu equipamento.

Que tal ter esse infogŕáfico completo? Baixe em alta resolução clicando aqui.

Para finalizar…

Bom galera, espero que tenham gostado esse pequeno guia simples, mas que poderá ajudar e muito quem está começando a lidar com essa ferramenta tão poderosa! E, como dizia um professor: a mão do Técnico rs. Gostaria de deixar claro que, para medir corrente, considerei um multímetro comum e não um alicate amperímetro, onde você consegue medir corrente de forma não invasiva. Mas, não entrarei em detalhes, pois foge ao nosso escopo beleza?

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.