[INFOGRÁFICO] Amplificadores operacionais, principais aplicações

Olá meus queridos caiçaras, tudo bem? No post de hoje, vamos trazer algumas das principais aplicações do Amplificador Operacional. Esse camarada é largamente utilizado na Eletrônica e tem diversas aplicações interessantes, sendo muito útil e claro que merece ser estudado a fundo. Antes de tudo, vamos compreender o que é um amplificador operacional:

O que é um amplificador operacional:

Um amplificador operacional é um amplificador que idealmente tem ganho infinito, mas na prática seu ganho é relativamente elevado, possuindo dois terminais de entrada a não inversora (+) e a entrada inversora (-). O mesmo foi projetado inicialmente para operações matemáticas, utilizando a tensão como forma de comparação, entretanto os Engenheiros enxergaram que ele poderia ter outras aplicações tais como:

  • Filtros passa baixa;
  • Filtros passa alta;
  • Conversores A/D e D/A;
  • Entre outros…

Amplificadores tem seus limites de operação, assim como todos os componentes eletrônicos, por isso é sempre importante você consultar o seu datasheet.

Bom agora que conhecemos um pouco sobre amplificadores, vamos conhecer algumas de suas principais aplicações.

Que tal ter esse infográfico completo? Baixe em alta resolução clicando aqui.

Para finalizar …

Bom galera, essa foi introdução da possibilidade das aplicações com amplificadores operacionais, se você já acompanha nosso blog, já viu um artigo abordando o uso prático de AMPOP, caso não tenha visto lhe convido a ler o artigo ” Ponte de Wheatstone e Amplificador Operacional“, onde abordo o uso do diferencial, buffer e comparador.

Caso tenha dúvidas não deixe de comentar aqui embaixo, no que puder lhe ajudar me coloco à sua disposição e vamos juntos crescer e compartilhar conhecimento.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.