[INFOGRÁFICO] 5 erros comuns ao utilizar a protoboard

Olá meus queridos caiçaras, tudo bem? Hoje, vamos trazer um infográfico bem interessante, que vai mostrar a você quais são os erros mais comuns, na hora de montar um circuito em uma protoboard. Além disso, vou dar algumas dicas para você evitar ou conseguir corrigir esses erros que, se ainda não se deparou, com certeza vai se deparar.

Antes de tudo, vamos compreender o que é uma protoboard e para que serve.

O site Wikipédia define bem o que é uma matriz de contatos:

Uma placa de ensaio ou matriz de contato, (ou protoboard, ou breadboard em inglês) é uma placa com furos (ou orifícios) e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais. A grande vantagem da placa de ensaio na montagem de circuitos eletrônicos é a facilidade de inserção de componentes, uma vez que não necessita soldagem. As placas variam de 800 furos até 6000 furos, tendo conexões verticais e horizontais.

A ligação dos contatos é realizada da seguinte maneira:

Fonte: http://mecatronica-simples.blogspot.com.br/2013/11/como-utilizar-protoboard-matriz-de.html

Perceba que, na parte superior e inferior, existem duas linhas que indicam ser o barramento de alimentação. Já na matriz de contato internamente, mostra que a coluna é interligada até a divisão no meio da protoboard. E, após tal divisão, há uma nova ligação, mostrando a interligação da coluna.

Em resumo, os pontos em destaque na imagem demonstram que, internamente, existe esta ligação. É importante compreender a ligação da protoboard, para conseguir montar seus circuitos.

Enfim, agora que você já conheceu o que é a protoboard e sua ligação interna, vamos ao nosso infográfico, mostrando quais erros são os erros mais comuns ao se trabalhar com essa ferramenta de prototipagem.

Que tal ter esse infográfico completo? Baixe em alta resolução clicando aqui.

Para finalizar…

Bom galera, espero que tenham gostado do material. Essas dicas são simples, mas ajudam e muito, quem está iniciando no mundo fantástico que é a eletrônica. Afinal, nosso objetivo é simplificar as coisas para você, querido leitor.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.