A importância do estágio para formação do engenheiro

Olá meus queridos caiçaras, tudo bem? No post de hoje, vamos mostrar alguns pontos do porque é tão importante o estágio, na nossa formação em Engenharia. Sei que, atualmente, é muito difícil conseguir estágio, devido ao momento do país. Mas, é algo que complementa, e muito, nossa formação.

Por que fazer estágio?

O estágio é a chance de você vivenciar o cotidiano e conseguir aplicar, de forma prática, os conceitos aprendidos em sala de aula. Muitas coisas nós não usamos, isso é verdade. Mas, a formação do Engenheiro permite formar um profissional analítico e que tem capacidade de resolver problemas, sendo muito útil às mais diferentes áreas, dentro de uma empresa.

Além disso, a oportunidade de fazer estágio faz com que você crie networking. E isso lhe dará a chance de lidar, diariamente, com profissionais experientes e que vai auxiliá-lo na sua formação. Vale lembrar que, o estágio é obrigatório (claro que se você trabalhar na área pode pedir dispensa).

O estágio é a chance de você aprender e, com certeza, vai fazer alguma coisa errada (e vai ser zoado)! Aguente a brincadeira, que é comum quando você é ESTAG rs.

Como faço para conseguir estágio?

Vou ressaltar que, essas são dicas de vivência e um pouco do que fiz, para conseguir estágio na área. Primeiramente, não se limite ao curso de Engenharia apenas. A cada dia, mais as empresas exigem mais e mais do candidato e você precisa estar ligado nas novidades e ter algumas competências, que são quase obrigatórias:

  • Pacote Office: Você tem que manjar de pacote Office, principalmente do Excel, que é a ferramenta mais usada para planilhas e gestão de indicadores. Se você tem pouco domínio, utilize a internet ao seu favor! Existem cursos online que podem ajuda-lo;
  • Inglês: Algumas empresas pedem fluência, outras pelo menos o nível intermediário. Eu não falo fluentemente, mas me viro. Então, se não sabe nada de inglês e não tem aquela grana pra investir em cursinho, vá ao pai Google e use a internet ao seu favor.
  • Cursos Online: Muitas faculdades pedem horas complementares (esse assunto abordarei com detalhes no próximo artigo rs) e você pode usar plataformas, que cedem certificados para melhorar suas habilidades e conhecer novas ferramentas.

Enfim, existem muitas maneiras de você incrementar seu currículo, para torná-lo mais atrativo: escrever um blog, participar de comunidades open source etc. Tudo isso é contado e o torna uma pessoa diferenciada, afinal só a faculdade não é tudo.

Aonde posso procurar?

Alguns amigos e colegas de sala perguntam se é necessário pagar sites de busca de emprego pra conseguir estágio. E, sendo categórico: NÃO. Aqui são alguns sites que, são importantes e você pode procurar estágios:

Fora isso, fique atento ao mural da sua universidade e ao portal. Geralmente, as universidades divulgam periodicamente vagas de estágio. Por fim, como dica extra, prepare-se e faça cada inscrição de forma pausada, leia atentamente os critérios, não faça nada no automático, porque você pode ser desqualificado na primeira triagem por uma informação incorreta. Então, seja cauteloso.

Concluindo…

Bom galera, este foi mais um artigo, em que eu quis passar um pouco do que vivenciei e o que fiz para conseguir estágio na área. Sei que é difícil e muitos dos processos que você se inscreve, não passa e isso é frustrante. O jeito é não desistir e fazer as coisas com calma, as provas com tranquilidade e focar em conseguir algo que lhe traga felicidade e conhecimento. Espero que, de alguma forma, tenha lhe auxiliado.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.