Fundações: Estacas

Fala galera, tudo certo?! Bom, hoje vamos dar continuidade na nossa série de artigos sobre fundações. E, como o próprio título já entrega, falaremos sobre estacas. Se você caiu de paraquedas por aqui e ainda não leu nossos artigos anteriores sobre sapatas e radier, então clique aqui e confira! Agora, sem mais delongas vamos ao nosso tema de hoje…

O que são estacas?

No primeiro post dessa série, explicamos, de forma resumida, a diferença entre uma fundação rasa para uma fundação profunda. Então, não vou bater nesse ponto de novo. Até agora, nossos dois infográficos anteriores falaram sobre exemplos de fundações rasas. Hoje, entramos no nosso primeiro exemplo de fundação profunda.

Estacas são elementos de fundações profundas, que podem ser cravadas ou perfuradas, tendo como principais aspectos comprimentos extensos e seções transversais menores. Outra característica dessa fundação é que, durante sua execução não se faz necessária a descida do operário no local.

De modo geral, as estacas se dividem em duas grandes categorias: de deslocamento ou escavadas.

As estacas de deslocamento são caracterizadas pela não retirada de material do furo. Esse tipo de estaca é moldada In loco. Para esse caso de fundação, o solo se desloca lateralmente, ficando compactado na parede do furo, até o alcance da profundidade prevista no projeto.

Já as estacas escavadas têm como característica a retirada de material do furo, durante a perfuração.  Também são moldadas in loco, podendo ou não o furo ser revestido em suas paredes.

Dentro das duas categorias apresentadas, existem diversas estacas existentes. A seguir, vamos apresentar um infográfico com esses tipos de estacas.

Concluindo…

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.