Fonte de tensão estabilizada com diodo zener

Olá meus queridos caiçaras! No post de hoje, vamos retomar com a proposta de circuitos simples, mas bastante útil para você, estudante de Eletrônica, nas mais diversas matérias. Hoje, vamos deixar disponível para download o esquemático e design da PCB de uma fonte de tensão, estabilizada com diodo zener. Então, role o artigo pra baixo e me acompanhe.

Por que fazer uma fonte de tensão estabilizada?

Estamos com mais um exemplo de fonte. E, uma fonte de tensão estabilizada é fundamental, principalmente para testes, onde você deverá trabalhar com um nível de tensão, sem  variações, como por exemplo 5V (nível TTL). Fazer isto é relativamente simples, com alguns componentes eletrônicos de baixo custo.

Não entrarei em critérios de cálculo. Afinal, isto você deverá ver nas matérias relacionadas à Eletrônica Analógica. Meu objetivo aqui é deixar disponível um modelo de projeto, que você poderá alterar, conforme suas necessidades.

Lista de materiais necessários.

1 – Transformador 127/220Vac para 12Vac 500mA;

1 – Fusível 1A;

1 – Chave liga/desliga;

1- Chave hh 127/220V;

4 – Diodos 1N4007 ou similar;

1 – Diodo zener 1N752 5V6 500mW, ou similar;

1 – LED verde de 5mm ou a cor que preferir;

1 – Resistor de 330Ω;

1 – Resistor de 220Ω;

1 – Capacitor de 1000uF 25V;

1 – Capacitor de 10uF 25V;

1 – Transistor NPN BD135 ou similar;

2 – Conector borne KRE 2 vias.

Caso queira montar a fonte na placa de circuito impresso, você pode comprar itens adicionais como: uma placa de fenolite face simples de 7×5 cm, percloreto de ferro e caneta para retroprojetor. Além, de contar com o ferro de solda e estanho para realizar a solda dos componentes na placa.

Funcionamento e diagrama

O funcionamento de uma fonte estabilizada é dividido nas seguintes etapas:

Onde:

  • Entrando a tensão da rede (127/220 Vac), o transformador rebaixa a tensão para 12Vac;
  • O circuito retificador, composto por 4 diodos (ponte retificadora), converte a tensão alternada em tensão contínua;
  • Os capacitores filtram, atenuando o ripple;
  • Por fim, utiliza-se do circuito regulador, formado por um transistor e o diodo zener, além dos resistores limitadores de corrente, para garantir a saída estabilizada.

Para as ligações antes do transformador, como a chave HH, responsável por selecionar a tensão da rede, recomendo a leitura do artigo “Fonte ajustável de 1 à 24V”.

Agora, vamos ao diagrama esquemático, que mostra todas as ligações necessárias para devido funcionamento.

Quer fazer uma placa de circuito impresso?

Você quer montar o circuito deste artigo em uma placa de circuito impresso? Então, agora deixarei para vocês um exemplo de layout, na placa de circuito impresso. Esse layout foi feito utilizando o Proteus Professional, mais precisamente o ARES.

Espero que esse post tenha lhe auxiliado. Os arquivos para download estão disponíveis, caso necessite analisar algum detalhe. Inclusive, o layout que fiz está disponível nos arquivos. Basta clicar aqui!

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos que possam ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.