Fonte ajustável de 1 à 24V

Olá, meus queridos caiçaras! Hoje, demonstrarei como montar uma fonte ajustável para utilizar em sua bancada. É um projeto bastante simples, mas creio que seja de grande utilidade para todos. E, se você não viu o projeto anterior, não deixe de conferir.

Por que fazer uma fonte ajustável?

Certamente, você que trabalha com eletrônica e monta seus projetos, sabe que há componentes que trabalham com 5V,  3.3V, 12V, etc. Ter uma fonte ajustável na sua bancada, com toda certeza, será uma mão na roda.

Lista de materiais necessários

Iremos montar uma fonte ajustável de 1 a 24 V. Para isso precisaremos de:

1 – Transformador 127/220 Vac para 24 Vac 500mA;

1 – Fusível 1A;

1 – Chave liga/desliga;

1- Chave hh 127/220V;

4 – Diodo 1N4007 ou similar;

1 – Capacitor Eletrolítico 1000uF 50V;

1 – Capacitor Eletrolítico 10uF 50V;

1 – Capacitor Eletrolítico 1uF 50V;

1 – Resistor 680Ω;

1 – Led vermelho 5mm (ou a cor que desejar);

1 – Regulador de Tensão LM317;

1 – Potênciometro de 5k Ω;

2 – Conector borne KRE 2 vias.

Caso queira montar a fonte na placa de circuito impresso, você pode comprar itens adicionais como: uma placa de fenolite face simples de 5×5 cm, percloreto de ferro e caneta para retroprojetor, além de contar com ferro de solda e estanho para realizar a solda dos componentes na placa.

 

Funcionamento e diagrama

O funcionamento da fonte de alimentação é dividido nas seguintes etapas:

funcionamento

Onde:

Entrando a tensão da rede (127/220 Vac), o transformador rebaixa a tensão para 24Vac; O circuito retificador, composto  por 4 diodos (ponte retificadora), converte a tensão alternada em tensão contínua; Os capacitores filtram, atenuando o ripple e o LM317, que é responsável pela regulagem na  tensão. Esse ajuste é realizado pelo potenciômetro de 5k Ω; Há um led para indicar que o circuito está funcional, sempre é bom colocar um led hehe. Agora, vamos às ligações e visualizar os diagramas. Antes de tudo, veja um exemplo de como ligar a chave H/H com o transformador.

Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/861216-resolvido-chave-hh-com-transformador-127220v/
Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/861216-resolvido-chave-hh-com-transformador-127220v/

Uma pequena observação: o exemplo acima mostra ligação do trafo direto, sem a chave liga/desliga e o fusível de proteção. Não se esqueça de colocar esses itens para deixar sua fonte ainda mais completa :D’.

O diagrama esquemático mostra os detalhes de todas as ligações necessárias:

fonte-ajustavel01

Bom, agora vou deixar para vocês um exemplo de layout na placa de circuito impresso. Esse layout foi feito utilizando o Proteus Professional, mais precisamente o ARES.

placa

Espero que esse post tenha lhe auxiliado. Os arquivos para download estão disponíveis, caso necessite analisar algum detalhe. Inclusive o layout que fiz está disponível nos arquivos, basta clicar aqui.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos que possam ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

2 Comentários

    • Primeiramente agradecemos a sua sugestão, mas a intenção do post foi fazer uma fonte simples e não foi levado em consideração regular a corrente.
      Podemos levar sua sugestão para futuros projetos do blog, abraços.


Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: