Ferramentas de Gestão – Ishikawa

Fala galera beleza? No post de hoje, vamos apresentar uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas, para analisar e identificar problemas. Já ouviu falar do diagrama de espinha de peixe? Sabe como sua aplicação ajuda, e muito, gestores na tomada de decisão? Então, acompanhe o artigo e vamos compreender, o que é essa ferramenta e onde aplicar.

O que é o Diagrama de Espinha de Peixe?

Também conhecido como diagrama de causa e efeito ou 6M, tem como principal objetivo, auxiliar na organização do raciocínio em discussões acerca de um problema. Seja esse problema em processos de produtos, ou qualquer outro que precisa de uma análise crítica para posterior tomada de decisão. Este método foi desenvolvido por um Engenheiro Químico, Kaoru Ishikawa (por isso o diagrama leva seu nome), em 1943 e ao longo dos anos teve aperfeiçoamentos.

Essa estrutura permite resolver grandes problemas, clareando as ideias e permitindo a participação ativa de todos os membros, desde gestores até a operação. Muito aplicado na área produtiva, essa poderosa ferramenta não se resume apenas a esta área, mas a, praticamente, todos os setores de uma organização.

Como é estruturado?

O diagrama Ishikawa, é denominado de 6M devido a sua estrutura, que contém os seguintes itens:

  • Método:  envolve a metodologia aplicada ao processo a ser avaliado;
  • Material: envolve os materiais aplicados ao processo a ser avaliado;
  • Mão de Obra: envolve todos os colaborados envolvidos, diretamente, ao processo ou atividade;
  • Máquina: envolve todos os aspectos da máquina envolvida no processo a ser avaliado;
  • Meio ambiente: envolve todos os aspectos que influenciam no processo, seja poluição, calor, poeira, etc.;
  • Medida: envolve instrumentos, calibradores, todas as grandezas que podem ser mensuradas no processo avaliado.

A aplicação do Diagrama de Espinha de Peixe é, basicamente, construída nos seguintes passos:

  • Determinar o problema a ser avaliado;
  • Listar as causas que poderiam ter influenciado no problema separados nos itens 6M:
  • Organize-os no diagrama;
  • Selecione as causas raízes;
  • Elabore um plano de ação em cima das causas detectadas.

Para deixar mais claro, veja um exemplo de aplicação de Ishikawa, para avaliar um problema em um processo fictício.

Fonte: https://www.citisystems.com.br/diagrama-de-causa-e-efeito-ishikawa-espinha-peixe/

Como pode observar, trata-se do problema Atraso no Trabalho, sendo listado possíveis causas e subcausas (utilizados, geralmente, em Diagramas de maior complexidade). A partir disso, selecione as causas e elabore um plano de ação, utilizando, por exemplo, a metodologia 5W2H. Não entraremos em detalhes, sobre tal metodologia, pois não é o foco do artigo.

Aplicações

O Diagrama de Ishikawa tem aplicações nos mais diversos ramos e processos. Vale ressaltar que, todo Engenheiro (ou futuro no meu caso) tem que conhecer e entender como aplicar essa metodologia de forma eficaz. Como disse acima, ela não se restringe a processos produtivos… Também pode ser utilizado para encontrar possíveis causas de:

  • Problemas com máquinas e equipamentos;
  • Causas de acidentes de trabalho;
  • Problemas com gerenciamento de pessoas;
  • Entre outros.

É uma das ferramentas de Qualidade mais aplicadas no mundo, por conta da sua simplicidade, envolvimento de equipe na busca da solução do problema apresentado, permitindo o brainstorming e, também, o fácil entendimento de sua leitura e interpretação por qualquer pessoa, mesmo que não seja ligada, diretamente, ao processo/tarefa avaliada.

Para concluir …

Bom galera, espero que tenham gostado! Vamos mostrar um pouco de ferramentas, que ajudam muito Engenheiros, Gestores e profissionais ligados à Qualidade na solução de problemas. Sei que, pode parecer um assunto maçante e muitos estudantes de engenharia odeiam lidar com isso, mas é necessário sua compreensão e aplicação. E gostaria de ressaltar que, não se restringe apenas a área de produção, mas sim a toda e qualquer Engenharia.

Aproveito para recomendar a você, querido leitor, o download gratuito da Planilha Caiçara,  facilmente editável e que utiliza ferramentas de gestão, para facilitar sua tomada de decisão.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.