Ferramentas de Gestão – Diagrama de Pareto

Olá meus queridos caiçaras! No post de hoje, vamos apresentar mais uma ferramenta largamente utilizada nas empresas para encontrar e solucionar problemas: o Diagrama de Pareto. Você sabe o que é essa ferramenta e como aplicar? Então, confira o artigo, em que vamos desmistificar este assunto e mostrar que é bastante simples.

Entenda o que é o princípio de Pareto?

O princípio de Pareto determina que 80% das consequências advém de 20% das causas. O que raios é isso? Em resumo, a maioria dos problemas são causados, geralmente, por uma causa em comum… Compreendendo este princípio, é possível concentrar os esforços na eliminação da causa raiz, que corresponde a grande parte dos problemas em seu processo, seja lá qual for.

Como é possível observar no gráfico, as causas são organizadas de forma decrescente e correspondem a um % do total.

Como e onde devo aplicar?

O princípio de Pareto serve para, praticamente, analisar qualquer problema que esteja enfrentando na organização, seja em uma máquina, um processo, um setor, etc. Permitindo assim, que a equipe e gestor concentrem seus esforços em eliminar a causa raiz do problema, com foco e resultados mais rápidos. Pois, é muito mais fácil/rápido atacar uma anomalia, do que dezenas ou centenas de possíveis. Eliminando a maior causa, você otimiza um processo e consegue resultados extraordinários ao aplicar tal princípio. Vamos a um exemplo:

Conclui-se que, apenas atuando nos Rolamentos e no Eixo, pode-se eliminar 62% dos problemas existentes com a máquina. E pode ser N motivos, por exemplo, a qualidade do fornecedor, pode ser falta de manutenção preventiva. Perceba que, com esse diagrama, os problemas ficam mais claros e também onde atuar, com esse princípio. Atuando em dois defeitos, elimina-se 62% dos problemas com a máquina.

Como montar um gráfico de Pareto?

Existem várias maneiras de montar um gráfico de Pareto, podendo ser manuscrito, onde você faz o levantamento e o cálculo manualmente, ou através de softwares (o mais usado), para facilitar seu trabalho e, consequentemente, eliminar possíveis falhas humanas. Aqui no EC inclusive, temos um post, mostrando como se elabora um gráfico de Pareto. Inclusive, é o mesmo gráfico do exemplo do rolamento acima. Que tal ler aquele artigo? Clique aqui e confira!

O diagrama de Pareto, com certeza, é uma das ferramentas de qualidade mais aplicadas e de fácil interpretação. Isso se dá, devido sua objetividade e possibilidade de trabalhar em forma gráfica.

Para finalizar…

Bom galera, espero que tenham gostado! O objetivo do post foi mostrar, de uma forma simples e direta, o que é o Princípio de Pareto e como utiliza-lo. Tal ferramenta é muito aplicada em inúmeras empresas, valendo para qualquer Estudante/Engenheiro compreender sua aplicação.

Aproveito para recomendar a você, querido leitor, o download gratuito da Planilha Caiçara, facilmente editável e que utiliza ferramentas de gestão, para facilitar sua tomada de decisão.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.