Explorando o NodeMcu – Crie um projeto IoT com Cayenne

Fala galera, beleza? No post de hoje, vamos dar prosseguimento à apresentação de plataformas IoT e o uso com o NodeMCU. No post de hoje, criaremos um projeto com foco em automação residencial com a plataforma Cayenne. Essa, que é uma plataforma Web e Mobile, que permite a criação de projetos interessantes.

A plataforma Cayenne

A plataforma Cayenne, assim como outras apresentadas, tem como objetivo facilitar a criação de projetos IoT. A mesma possui uma interface web incrível. Ela suporta diversos hardwares como: Arduino, ESP8266, Raspberry, etc. Além dos protocolos MQTT, LoraWan, etc. Conta com uma documentação completa, facilitando a criação de projetos.

O próprio website deixa bem claro o objetivo, que é a simplificação no desenvolvimento de protótipos IoT.

Conta com uma comunidade, que ajuda bastante, além do aplicativo disponível na PlayStore  e na AppStore para download, permitindo o controle na palma da sua mão.

Para o projeto de hoje, faça o cadastro na plataforma. É relativamente simples… Lá, você fornecerá alguns dados como: nome, e-mail, etc e já poderá utilizar, gratuitamente.

O que vamos precisar?

Para este projeto,  vamos precisar do seguinte hardware:

1 – Módulo Relé 2 canais;

2 – Lâmpadas LED 127/220VAC (ou outra que desejar);

1 – Fonte externa de 5V 500mA;

Fios Jumpers.

Além da placa NodeMCU, é claro. A ligação do circuito é realizada, conforme imagem abaixo:

Obs.: Vamos utilizar o pino VIN do NodeMCU,  que permite alimenta-lo com tensões maiores que 3.3V. Ao utilizar este pino, para receber a alimentação da fonte, a placa possui um regulador de tensão que reduzirá para 3.3V.

Caso você não tenha segurança e não queira fazer com módulo relé e lâmpadas, você pode montar o circuito com LEDs e resistores, para ilustrar o conceito.

Antes de criar o sketch, vamos criar um projeto no Cayenne e verificar algumas informações importantes.

Preparando a Cayenne

Com a conta devidamente criada, vamos acessar a plataforma e criar um novo projeto. Para isso, clique no lado esquerdo da tela em Add New, selecione a opção Project.  Atribua um nome ao projeto e clique no botão com o formado de visto, para concluir a ação. Com isso, aparecerá a tela com a informação do seu projeto e já com um vídeo, para assistir da plataforma, explicando como dar os primeiros passos (como eu disse, eles têm uma excelente documentação).

Feito isso, clique novamente em Add New. Dessa vez, vamos selecionar a opção Device/Widget. Aparecerá a lista com os devices disponíveis e, com isso, selecionaremos a opção Generic ESP8266:

Ao selecionar esta opção como device, aparecerá na sua tela os dados necessários para comunicação entre o NodeMCU e a plataforma:

  • MQTT USERNAME;
  • MQTT PASSWORD;
  • CLIENT ID;
  • MQTT SERVER;
  • MQTT PORT.

Além da opção de poder dar um nome ao seu Device. Perceba que, a plataforma tem um passo a passo com instruções de como instalar a biblioteca auxiliar, habilitar a IDE para trabalhar com a IDE do Arduino, isso é muito bacana rs.

Vamos ao primeiro teste

Aproveite e clique no link para download da biblioteca auxiliar. Agora, vamos fazer um pequeno teste da comunicação…

Após instalação da biblioteca auxiliar, vá em Exemplos > Cayenne-ESP-MQTT > ESP8266 e será exibido o seguinte código fonte:

Se preocupe, apenas, em alterar os dados de rede e de comunicação com o Cayenne. Após estas alterações, clique em Carregar o código fonte. E, após carregar o código fonte, você vai verificar na plataforma, que a comunicação entre a mesma e hardware foi realizada com sucesso.

Finalmente, vamos ao projeto! Depois de testar a plataforma e ver seu funcionamento, vamos escrever o código fonte e, por fim, adicionar os Widgets necessários.

O sketch é relativamente simples. Faz-se conexão a rede local e o uso das credenciais do Cayenne para conexão, definem-se os pinos D4 e D5 como saídas digitais e se inicia com o nível lógico HIGH, pois o módulo relé é acionado em LOW. Assim, garantimos que no começo da aplicação as lâmpadas, ou outra carga AC estará desligada.

Utiliza-se as funções do Cayenne, para obter os valores da plataforma e acionamento da carga. Com o uso da biblioteca auxiliar, o protocolo MQTT, que roda por trás disso tudo, é muito mascarado. O que é bom e ruim ao mesmo tempo, afinal você não tem muito “controle do que está acontecendo”.

Adicionando os Widgets

Dentro do seu projeto, vá ao Add New, selecione a opção Device/Widget, role a tela até a os Custom Widget e selecione a opção Button:

Aparecerá uma tela, onde você deverá preencher com os dados do Widget criado. Preencha conforme a seguir, lembre-se de selecionar o channel correto e por fim clique em Add Widget.

Faremos, exatamente, o mesmo passo a passo para adicionar o segundo widget. A diferença é que, selecionaremos o canal 5 e nomearemos como Lâmpada 02. Após preencher os dados, clique novamente em Add Widget.

Ao fim de tudo isso, sua tela ficará desta maneira:

Caso tenha qualquer problema de conexão, no topo superior da plataforma aparecerá uma mensagem escrita “Offline”. Caso isso aconteça, verifique as credenciais de acesso, conexão do NodeMCU, etc.

Resultados obtidos…

Bom, pela plataforma ao clicar no botão, você acionará a carga. Vale ressaltar que, o módulo relé é acionado em nível lógico baixo e, por conta disso, enviamos LOW. Outro ponto, que acho importante de falar é o cuidado que se deve ter ao trabalhar com cargas AC. Ao terminar de concluir o sketch, desplugue o NodeMCU de seu PC e alimente com a fonte externa. Além disso, verifique as ligações da protoboard e do módulo relé, principalmente preste atenção na carga AC, para evitar qualquer problema.

Por fim, na plataforma clique no botão, você verificará que a carga será acionada. Além disso, utilize o aplicativo, que terá seu projeto configurado para controlar sua carga. Realmente, este tal de Cayenne é demais…

Se você quer saber mais leia a documentação . Ela é muito interessante e tem muitos exemplos interessantes, essa é uma plataforma que realmente facilita a vida em projetos IoT.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.