Explorando o NodeMcu – Conheça o Blynk, ferramenta simples e poderosa.

Olá meus queridos caiçaras, tudo bem? No post de hoje, vamos falar de uma ferramenta simples, mas poderosa, que vai ajuda-lo nos projetos IoT com NodeMcu. Caso você não conheça o que é a plataforma NodeMcu, recomendo, fortemente, a dar uma passadinha em nossa série de primeiros passos, clicando aqui.

Vamos conhecer um pouco do Blynk, um aplicativo que o permite controlar seu hardware, de qualquer lugar do mundo.

O que é o Blynk  e suas possibilidades?

O Blynk é um aplicativo disponível para iOS e Android, que permite o controle de diversos hardwares através da Internet. Plataformas como Arduino, Nodemcu, Raspberry, entre outras estão na lista deste aplicativo.

Ele permite a interação direta com o hardware, sem complicações, e ajuda muito na prototipação rápida de uma ideia, envolvendo internet das coisas.

Sua instalação é relativamente simples. Basta fazer o download na loja de aplicativos da sua plataforma Android (Play Store) ou iOS (Apple Store), logar com o Facebook e pronto.

Agora que fez o download do aplicativo, vamos ao projeto de hoje. Realizaremos o monitoramento de temperatura com um sensor NTC.

Alguns preparativos!

Para funcionar perfeitamente o projeto, após instalação do Blynk, necessitamos fazer algumas ações:

  • Faça o download da biblioteca auxiliar, para incluir na IDE do Arduino. Para isso, acesse o link a seguir: https://github.com/blynkkk/blynk-library
  • Acesse o aplicativo e clique em Create New Project, selecione a opção NodeMcu e confirme. Será exibida uma mensagem, confirmando o envio do seu Token por e-mail, conforme imagem a seguir.
Criação de projeto Blynk
Mensagem confirmando o envio do seu Token por e-mail
  • Acesse o e-mail e anote o número do Token. Se possível, copie e cole no bloco de notas, por exemplo. Isso porque, precisaremos do mesmo no sketch, que será desenvolvido a seguir.
*Obs.: Caso o e-mail não esteja na caixa de entrada, verifique o lixo eletrônico!

Agora vamos conferir o hardware necessário e o sketch.

O que vamos precisar?

Para montar o circuito você precisará de:

1 Protoboard;

1 Resistor de 10kΩ;

1 Termistor

Fios Jumpers .

E, claro, da placa de desenvolvimento NodeMcu. A montagem na matriz de contatos ficará, conforme imagem a seguir:

O esquemático para este projeto é relativamente simples. Agora, vamos ao código fonte.

*Obs.: É necessária instalação da biblioteca auxiliar do Termistor.

O sketch está devidamente comentado. Basicamente, você fornece seu SSID,  senha e o Auth Token gerado e enviado por e-mail. Então, utiliza o timer da biblioteca do Blynk, para efetuar a leitura do sensor uma vez por segundo. A partir disso, seus dados serão enviados e lidos pelo pino virtual do aplicativo V5. Como mencionado acima, o Termistor conta com uma biblioteca auxiliar, para facilitar sua codificação. Não se esqueça de fazer o download.

Agora vamos ao aplicativo…

A configuração do aplicativo, para leitura dos valores com atualização periódica, é bastante simples. Veja o vídeo abaixo (ele é bem curto rs).

Quer conhecer mais sobre o Blynk? Veja sua crescente comunidade, que tem um fórum bacana. Ela poderá lhe auxiliar com seus projetos: https://community.blynk.cc/.

Para finalizar…

Bom galera, eu espero que tenham gostado. Se você tem qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário. Terei o prazer de responder. Além disso, não deixe de compartilhar este artigo, pois sua dúvida pode ser a de outras pessoas.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.