Explorando o NodeMcu – Conectando o NodeMcu ao Firebase

Olá meus queridos caiçaras, tudo bem? No post de hoje, para finalizar com chave e ouro a série Explorando NodeMcu, vamos falar sobre o envio de dados do seu ESP8266 para o Firebase. Caso você não conheça o que é a plataforma NodeMcu, recomendo, fortemente, a dar uma passadinha em nossa série de primeiros passos, clicando aqui.

Antes de tudo, vamos compreender um pouco sobre alguns pontos do projeto.

O que é o Firebase?

Basicamente, é um back-end completo para aplicações mobile (Android e iOS) e web.  Após o Google adquirir a plataforma, transformou a mesma em uma solução completa para desenvolvimento de soluções web e mobile. O Firebase conta com um SDK e um console, para criar e gerenciar as aplicações, possuindo as seguintes funcionalidades:

  • Adwords – possui integração ao Google Adwords;
  • Database – possui banco de dados NoSQL para armazenar dados JSON;
  • Autenticação – possui suporte para autenticação de usuários, em diferentes plataformas como: Facebook, Twitter, Github;
  • Real Time – dados são armazenados em tempo real no banco e dados;
  • E muito mais…

Hospedada e mantida pelo Google em seus datacenters, oferece um plano gratuito para quem está interessado em explorar suas funcionalidades. Há, também, os planos pagos, flexíveis, baseados em seu consumo.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o Firebase, recomendo que acesse e faça esse mini curso gratuito: https://br.udacity.com/course/firebase-in-a-weekend-by-google-android–ud0352 .

Criando sua conta e projeto

Basta ter uma conta no Google, que você poderá acessar o Firebase. Assim como a maioria dos serviços disponibilizados, (rs) na tela inicial de cara já tem um retângulo (+ Adicionar um novo projeto). Ao clicar, de um nome ao projeto, selecione o país “Brasil” e, por fim, clique em adicionar.

Ao criar o projeto, será exibido um Dashboard inicial, inclusive com algumas dicas de tutoriais a ser seguidos e a documentação do Firebase. Entretanto, vamos acessar as configurações do projeto, clicando na engrenagem ao lado de Project Overview e em Configurações do projeto.

Em seguida, clique na aba “Contas de Serviço“, na opção “Segredos do banco de dados”, depois em “Mostrar” e copie sua chave secreta. Assim como nos outros exemplos, essa chave será utilizada no sketch ;).

Por fim, clique em Develop> Database e consulte o nome do Host, que geralmente é “nomedoprojeto.firebaseio.com”. Com isso, precisaremos apenas da biblioteca auxiliar para que funcionei o código.Faça o download da mesma clicando aqui.

Para o experimento de hoje, não será necessário hardware adicional, apenas o NodeMcu. Então, vamos ao sketch.

Vamos ao sketch

No post de hoje, trataremos apenas a comunicação entre Firebase e NodeMcu, deixando para você, querido leitor, a lição de casa de explorar mais a ferramenta (em futuras postagens, mostraremos mais). E para isso, utilizaremos um exemplo da própria biblioteca auxiliar (espero que você tenha baixado), demonstrando o funcionamento.

Para isso, vá em: Arquivo > Exemplos >FirebaseArduino > FirebaseDemo_ESP8266. O código fonte de demonstração deverá conter as seguintes alterações:

O restante do código não necessita de alterações. Basicamente, será enviada uma mensagem “hello world” e os números 42 e posteriormente 43, para o Firebase e, também, para o Monitor Serial. Caso ocorra algum erro, também será exibido no Monitor Serial. Após, realizar as alterações clique em Carregar e, após a compilação, verifique os logs no Monitor Serial. Eles deverão ser parecidos com:

E, por fim, verifique seu banco de dados. Ele será atualizado em tempo real, com os dados enviados pelo NodeMcu:

 

Como pode observar, a integração entre NodeMcu e Firebase é bastante simples, com o uso de uma biblioteca auxiliar. Claro, que este exemplo é apenas uma demonstração do envio de dados.

Para finalizar…

Bom galera, espero que tenham gostado. Foi um artigo simples, mas de suma importância para mostrar a integração desta ferramenta fantástica, que vale a pena ser explorada do Google e o hardware. Deixe suas recomendações abaixo de futuros projetos, ou plataformas que conhecem ou desejam conhecer melhor. Afinal, nosso objetivo no EC é ter uma troca de conhecimentos entre nós e vocês, leitores.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.