Excel na Prática: Utilize com maestria a função DESLOC

Fala galera, beleza? No post de hoje, vamos dar prosseguimento à utilização do Excel. Desmistificaremos a função DESLOC e mostraremos como a mesma pode ser útil, para construção de gráficos incríveis, que podem ser implementados em Dashboards…

Afinal, o que é a fórmula DESLOC?

Essa é uma função de pesquisa e referência. A mesma retorna uma célula ou intervalo de células, a partir de uma referência. A sua sintaxe é da seguinte maneira:

DESLOC(referência base do deslocamento; linhas a ser percorridas até o destino; colunas a ser percorridas até o destino; (opcional) número de linhas ocupadas pelo destino; (opcional) número de colunas ocupadas pelo destino)

Pense nesta fórmula, como um grande conjunto de coordenadas, que o leva de um ponto de origem à um destino, literalmente, uma caça ao tesouro rs… Bom, abaixo fica mais fácil enxergar este conceito, com gif bem interessante do site Chandoo.

Tal função é muito útil, combinada com outras funções… Ou para criação de intervalos dinâmicos.

Eu, também, posso usar com outras fórmulas?

Sim, é possível utilizar a função DESLOC com outras fórmulas. Um clássico exemplo de aplicação é usar DESLOC, em conjunto com a CORRESP, com objetivo de deixar sua planilha excepcional… A união desta fórmula possibilita automatizar o trabalho. Além disso, é comum utilizar também a função DESLOC com SOMA e ou com outras opções aritméticas ou lógicas do Excel… Como venho dizendo, o céu é o limite para o Excel. Se você for criativo e paciente para aprender as fórmulas, construirá planilhas que deixam muito CRM no chinelo rs.

AWESOME \O/

Brincadeiras à parte, rs, a função DESLOC é uma das mais incríveis deste software e de bastante poder…

Vamos a um exemplo…

Bom galera, peço que vejam o pequeno vídeo, com o exemplo a seguir… Creio que, é mais lúdico e simples de entender uma aplicação desta incrível fórmula:

Como podem observar no vídeo, a possibilidade de dinamizar sua planilha com esta fórmula é demais… Vale ressaltar que, você pode deslocar linhas/colunas, variar altura e largura… Enfim, você pode brincar bastante com este recurso…

Para finalizar …

Bom galera, espero que tenham gostado da postagem. Quis trazer uma fórmula, que uso com muita frequência nas rotinas de trabalho (naquelas planilhas de controle rs). E creio que, usando o Excel com eficiência, você ganhará muita produtividade. Quem quiser baixar a planilha de exemplo utilizada neste vídeo, pode clicar aqui.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.