Excel na prática – O que são macros e como utilizar

Olá, meus queridos caiçaras! No post de hoje, vamos falar de um assunto muito interessante relacionado ao Excel… Na semana passada, foi abordado o tema sobre Gráficos e, se você não viu, não deixe de conferir.

Você já ouviu falar de macros? Sabe como elas podem otimizar e automatizar sua planilha, de forma a deixar seu trabalho muito mais simples e rápido?  Antes de explorarmos o poder dessa ferramenta, vamos entender um pouco.

O que é uma macro no Excel?

Basicamente, é uma sequencia de comandos pré-programados para execução de tarefas, funções, muitas das vezes repetitivas e que podem ser automatizadas. Utiliza-se um módulo de VBA (Visual Basic for Applications), sendo extremamente versátil e flexível no uso de programas do suíte Office.

Existem duas maneiras de criar macros: a primeira, mais simples, é através do gravador de macros, onde você grava as ações e o código VBA é gerado. Com isso, você não precisa lidar diretamente com o código. Entretanto, há limitações e, em certos casos, você não conseguirá usar só essa forma. A segunda maneira é utilizando o VBA e escrevendo o código, sendo bastante simples e acessível. Ou seja, não é necessário ser um Desenvolvedor para conseguir lidar com o VBA, pois ele é bastante simples de se compreender.

Por que utilizar uma Macro?

Agora que compreendeu o que é uma Macro, você pode estar se perguntando: Por que devo utilizar isto? O que a Macro pode fazer para otimizar uma planilha que utilizo?

Bom, com as macros você pode reduzir, drasticamente, o tempo necessário para tarefas corriqueiras e repetitivas como: copiar e colar células de uma aba para outra, criação de formulários com ações de controle e muito mais. Algumas coisas, você aprenderá conforme dominar o VBA, pois ele é essencial para macros mais avançadas.

Minha primeira Macro como fazer …

Antes de tudo, você deve deixar o Excel habilitado para isso. Habilite o modo Desenvolvedor, deixando disponível com as demais faixas de opções. Por padrão, essa guia não está ativada, então, ative-a de acordo com sua versão do Office. De forma geral, a habilitação é:

  • Clique na guia Arquivo, depois em Opções e, em seguida, na categoria Personalizar Faixa de Opções.
  • Em Personalizar a faixa de opções, na lista Guias principais, clique em Desenvolvedor e, em seguida, em OK.

Feito isso, a faixa Desenvolvedor estará disponível. Assim, você conseguirá gravar suas macros e editar o visual basic.

Agora vamos ao nosso exemplo, que será o de uma planilha com n alunos e suas notas do primeiro ao quarto semestre. Tais notas estarão preenchidas; vamos criar uma macro, para calcular a média da célula correspondente e outra para apagar os dados da planilha. A planilha exemplo será a seguinte:

Macro para Cálculo de Média

Com a planilha exemplo preenchida, vamos à criação da macro para deixar a coluna e linha da primeira média  devidamente selecionada. Pois, a partir dela, serão calculadas as demais médias. Agora, na guia Desenvolvedor, clique em gravar macro, onde será exibida a janela:

Onde, define-se:

  • Nome da macro: insira qual desejar, no caso usei calculaMedia;
  • Tecla de Atalho: combinação de teclas para execução da macro;
  • Armazenar macro: não precisa alterar;
  • Descrição: descreva a função da macro como desejar.

Após definir clique em OK e execute a fórmula de média do primeiro aluno, por fim clique na opção Parar Gravação.

É só isso! Muito simples não é mesmo? Agora, vá à linha abaixo e execute a macro, de preferência use a combinação de teclas, que você definiu como Atalho e está pronto. Após alguns testes, você pode ter percebido que, ao mandar calcular na 3ª linha, ele pode voltar para a segunda, caso você aperte Enter ou volte para a coluna ao lado do calculo da 1ª linha. Ele, que serviu como base na criação de sua macro. Vamos otimizar isso?

Otimizando sua macro…

Clique em Macros e clique na opção editar macro, será exibido o código VBA gerado da sua macro:

Com o código exibido, perceba que uma linha está Range(“Célula Exemplo”).Select.  Esse comando, simplesmente, seleciona a célula depois de executar o cálculo da média, você apaga essa linha e pronto. Quando calcular a média, o cursor não voltará para a célula e permanecerá na célula onde foi executada a Macro.

Com esse problema melhorado, vamos a outro ponto, que pode ser melhorado nesse simples exemplo. Vamos incluir um botão chamado Calcular Média, assim você não precisa lembrar qual sequencia de teclas que devem ser pressionadas e simplesmente clicando em um botão o cálculo é feito.

Criando o botão Calcular Média

Na aba Desenvolvedor, habilite o Modo de Design e clique na opção Inserir, botão, conforme imagem a seguir:

Com isso, será habilitado o cursor para você definir o botão e seu tamanho. Aparecerá a janela com as macros existentes, ou para você criar uma nova, selecione a macro calculaMedia e clique em ok.

O botão já está com a macro associada a ele. Agora, vamos personalizar o botão, deixe habilitado o Modo de Design e de um duplo clique em cima do texto do botão e defina seu nome para Calcular Média. Pronto, agora a Macro está criada e com um botão associado a ela.

Macro para Apagar dados da planilha

Faça todo o processo para gravar uma macro, de o nome de apagarDados e clique em gravar, definindo o atalho e a Descrição da mesma.  Ao gravar, simplesmente, delete todo o conteúdo (Alunos e suas respectivas notas) e por fim clique em Parar.

Feito isso, a macro que deleta os dados está feita. Então, crie um botão e associe a essa macro. O processo é, exatamente, o mesmo que foi descrito acima. Com isso a planilha está concluída e seu funcionamento será conforme o pequeno vídeo abaixo (não deixe de conferir ele tem uma dica extra :P).

Concluindo…

Vimos um exemplo simples, de como macros podem ajudar e muito a melhorar e otimizar suas planilhas. Tivemos uma pequena introdução à algumas funções em VBA, que deixam sua macro ainda melhor! Já que o recurso de Gravação é, de certa forma, limitado, espero que esse exemplo tenha lhe auxiliado e esse assunto é vasto e muito interessante de ser explorado. Atualmente, o mercado de trabalho obriga nós, do ramo da Engenharia, dominar o Excel e saber usar macro será uma grande vantagem para você.  A planilha está disponível para download e não deixa de dar sua opinião nos comentários.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

 

 

 

 

 

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.