Excel na Prática: O que são Dashboards e como usá-las a ao favor

Fala galera, beleza? No post de hoje, vamos entender o que são Dashboards e como o Excel pode nos ajudar, na construção das mesmas. Saiba que, não é preciso ser um expert em planilhas, para construir excelentes painéis de indicadores e, de quebra, impressionar o chefe rs.  Sem mais delongas, role a tela para baixo e acompanhe esta postagem!

Afinal o que é um Dashboard?

Um dashboard nada mais é que um painel visual, criado em uma única página, pois usa o conceito de single page, exibindo os principais indicadores para uma tomada de decisão. O uso de dashboard simplifica, agiliza e otimiza as tomadas de decisões, pois você consultará tudo em uma única página, sem a necessidade de explorar a fundo dezenas de relatórios.

Fonte: https://www.smartsheet.com/how-create-dashboard-excel

Para isso, você deve ter indicadores bem definidos, segmentar bem os dados, para exibir de forma organizada e escolher um software, para criação do mesmo.

Por que utilizar o Excel?

O Excel é um dos softwares mais exigidos, em qualquer área no mercado de trabalho. Se você trabalha em uma área financeira, ou em uma área de qualidade, muito provavelmente utiliza esta ferramenta no seu dia a dia. Por conta disso, é mais fácil você criar algo com uma ferramenta que já conhece, do que explorar softwares mais complexos e que, provavelmente, a empresa onde você trabalha não terá a licença dos mesmos.

Devido à versatilidade do software, você pode utilizar para criar Dashboards, a partir de dados extraídos de um CRM, EPR, etc… E organizar seus indicadores de forma prática.

Use o Excel com sabedoria para extração, interpretação e análise dos dados. E utilize seus recursos, para automatizar as estratégias da gestão.

É difícil criar um Dashboard?

A resposta é… Depende! Você pode criar um Dashboard, sem precisar de nenhuma fórmula… Usando e abusando de tabela e gráficos dinâmicos tornando essa tarefa tão simples, que concluirá a mesma em menos de 5 minutos. Veja, por exemplo, este vídeo do blog Ninja do Excel, onde um Dashboard é criado em, literalmente, 3 minutos, utilizando tabela dinâmica.

Caso você prefira utilizar fórmulas , você pode usar e abusar das fórmulas de pesquisa e referência como: DESLOC, CORRESP, PROCV. Ou, também, pode apostar no uso de macros com VBA. Em resumo, você precisa ser criativo e compreender bem, o que você deseja extrair para analisar.

3 Passos para criação de um Dashboard

Para criação de um Dashboard com o Excel, você precisa ter mente o seguinte:

  • 1º Defina a sua base de dados: Utilize uma aba para base de dados, que servirão de base para construção dos gráficos no seu dashboard;
  • 2º Os indicadores devem conversar entre si: Para criação de um Dashboard, você precisa definir indicadores, que conversem entre si. Por exemplo, se você fizer um painel com resultados financeiros, você não vai colocar indicadores de manutenção. Os dados devem ter coerência e sentido. Além disso, evite o excesso de indicadores, seja cauteloso e não polua a tela com excesso de informações que, ao invés de esclarecer, vão confundir ainda mais quem vai analisar.
  • 3º Design: Combine cores, que deixem seu painel harmonioso. Não construa algo com um carnaval de cores, que vão poluir a tela e tirar a utilidade do Dashboard. Afinal, ele nada mais é que um painel de tela única, para ajudar na tomada de decisões.

Para finalizar…

Bom galera, o objetivo desta postagem foi mostrar o que é, para que serve e dicas para construção de um Dashboard… Mostrar passo a passo da criação de um Dashboard, não é o objetivo de tal postagem, mas caso tenha interesse em entender mais sobre o assunto, separei uns links para vocês:

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.