Excel na Prática: Deixe sua planilha mais interativa com hyperlinks

Fala galera, beleza? No post de hoje, vamos explorar uma função simples, mas que usada com criatividade, deixa suas planilhas incríveis! Conheça mais sobre hyperlinks e como utiliza-los a seu favor. Antes de tudo, recomendo a você, querido leitor, a conferir a postagem da semana passada “Excel na Prática: 10 Funções fundamentais para uso no dia-a-dia”.  Sem mais delongas, vamos descer a tela e conferir…

Afinal o que é um Hyperlink?

Antes de tudo, vamos entender o que raios é isso rs… Em resumo, um hyperlink nada mais é que uma referência dentro de um documento, para outras partes do documento ou documentos externos, como por exemplo, páginas Web. Geralmente, utilizado para dar interatividade e facilitar a navegação de páginas.

Até aí, tudo bem… Sabemos o que é isso, somos cercados por essa função e creio que você já a utilizou no Excel alguma vez. Mas, como deixar isso dinâmico?

Utilizando Hyperlinks no Excel

Bom, essa função é simples… Você pode direcionar a uma página externa, ou em partes do documento. Para isso, com uma planilha já aberta, clique com o botão direito do mouse, na última opção, “Link”:

Como podemos observar, é possível vincular o link aos seguintes itens:

  • Página Web ou arquivos: neste caso, você pode inserir um link para uma página web qualquer, como um blog ou apontar para algum documento em seu computador;
  • Colocar neste documento: Aqui, você pode referenciar a qualquer aba da planilha, ou definir uma célula qualquer dentro da aba. Por exemplo, pode selecionar a célula A34 (coluna: A linha: 34);
  • Novo documento: Neste caso, é criado um documento, sendo indicado o diretório do mesmo;
  • Endereço de e-mail: Neste caso, você pode inserir um e-mail e um assunto se desejar. É interessante já ter configurado em sua máquina, com o Outlook ou outro serviço de e-mail, para deixar esta função mais útil.

Enfim, até aqui, simplesmente expliquei o que cada um dos itens faz. Mas, você sabia que pode inserir hyperlinks em formas/imagens do Excel?

Explorando formas / imagens

Se você não sabia, sim é possível associar hyperlinks às imagens e formas no Excel. Vamos fazer um exemplo aqui. Eu inseri uma imagem (o logo do blog rs) e vou colocar um link, que direcione à página principal do mesmo:

Por fim clico em OK. Toda vez que clicar na imagem, abrirá no navegador padrão a página inicial do blog. Além disso, posso incluir uma forma para navegar para outra aba na planilha. Vamos utilizar, por exemplo, uma seta apontando para direita (avançar).

Por fim, clico em OK. Ao clicar na seta ele vai para a Aba “Planilha 2” na célula A1. Você pode alterar a célula desejada, caso ache necessário.

Use sua criatividade…

O Excel é um software magnífico! Sério, eu, particularmente, gosto muito desta ferramenta. Então, você pode usar sua criatividade para usar e abusar dos hyperlinks, de forma a deixar sua planilha ainda mais dinâmica. Vou citar algumas possibilidades de aplicação:

  • Uso de imagens para direcionar ao seu site pessoal ou mídias sociais;
  • Uso de menus para facilitar a navegação entre abas;
  • Redirecionamento a partes diferentes de uma mesma aba, por exemplo, sair da célula A1 para à A100;

O que sua criatividade permitir… Bom, para ilustrar isto, vamos mostrar a planilha Caiçara, que pode ser baixada gratuitamente, clicando aqui.

Simples… Com criatividade e poucas ações, você pode deixar sua planilha diferenciada e impressionar o chefe rs…

Para finalizar…

Bom galera, quis mostrar um recurso simples, mas bastante útil, que passa despercebido por muitos usuários do software. Eu creio que, o Excel é um grande facilitador e você pode construir boas planilhas sem necessidade de macros ou fórmulas gigantescas… Usando um recurso simples, você já deixa seu trabalho bem mais profissional.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.