Excel na prática – Como utilizar tabela dinâmica e gráfico dinâmico

Olá, meus queridos caiçaras! No post de hoje, vamos falar de algo muito interessante, relacionado ao Excel que lhe poupará a utilização de fórmulas complexas rs… Semana passada, abordamos o uso de Macros, se você não conhece o tema, não deixe de conferir e compartilhar.

Bom, você conhece tabela e gráfico dinâmico? Sabe como essas ferramentas podem aumentar sua produtividade na emissão de relatórios?  Hoje vou mostrar, porque você deve utiliza-los e os benefícios que lhe traz.

Afinal o que é uma Tabela Dinâmica e um Gráfico Dinâmico?

São ferramentas presentes no Excel, com o intuito de analisar dados de forma rápida, auxiliando a você na criação de gráficos e relatórios gerenciais, sem a necessidade de utilizar qualquer fórmula.  Elas são, extremamente, flexíveis e ajustadas rapidamente, conforme suas necessidades. O Gráfico Dinâmico é construído a partir de uma tabela dinâmica, sendo atualizado automaticamente, de acordo com as alterações em sua tabela.

Parece irreal não é mesmo?Mas você vai ver que, mesmo que não saiba lidar com fórmulas complexas, é possível criar relatórios em questão de poucos segundos.

Veja na prática …

Veja o vídeo em que, demonstro para você um exemplo, com uma planilha fictícia, apenas para fins didáticos, das inúmeras possibilidades com esse recurso. Ele, na minha opinião, é um dos melhores do Excel, tanto pelas possibilidades, tanto pela sua facilidade de uso.

 

Concluindo …

O vídeo mostra, por si só, como é simples criar gráficos impressionantes a partir de um conjunto de dados.Esse recurso no Excel, para quem não conhece, parece até assustador e complexo, mas não é…Ele é simples, direto e seu propósito é tornar a missão de criar indicadores, relatórios, algo rápido e personalizável.

Além disso, vale ressaltar que, ao inserir mais dados em sua planilha, simplesmente clicando em Atualizar, a tabela e consequentemente o gráfico já atualizam os valores! Isso sem precisar alterar manualmente, ou modificar fórmulas para adequar as mudanças.

Explorei os recursos mais simples e, apesar da fácil manipulação, a Tabela Dinâmica pode ser bem personalizada. Quanto a sua complexidade, com o tempo você dominará isso!

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nossoconteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.