Excel na Prática: 10 Funções fundamentais para uso no dia-a-dia

Fala galera, beleza? No post de hoje, voltaremos a falar sobre um dos softwares mais incríveis existentes: O Excel. Já mencionamos a importância de tal ferramenta e recomendo que faça a leitura da seguinte postagem: “Excel na prática – Por que devo aprender a usar?”. Sem mais delongas, vamos mostrar 10 funções que são fundamentais para o seu dia-a-dia.

Bom, antes de tudo, quero deixar claro, que o Excel possui inúmeras funções das mais variadas, desde funções matemáticas, como soma, até funções para tratamento de datas. Hoje, traremos algumas que são usadas, praticamente, em toda planilha.

SE

Trata-se de uma fórmula condicional, onde é muito utilizada para automatizar preenchimento de células, baseadas em uma determinada condição. O SE é muito utilizado para tomada de decisões. A sequência da fórmula é:

=SE(Teste lógico; Valor verdadeiro; Valor falso);

Esta fórmula, geralmente, é utilizada com outras para complemento, além dos operadores matemáticos, lógicos de comparação. Creio que seja uma das fórmulas mais usadas do Excel.

HOJE

Esta é uma fórmula simples… Ela, simplesmente, retorna a data atual. A mesma é muito utilizada em conjunto com a fórmula SE e outras funções de data para comparações. Como, por exemplo:

Tenho uma planilha de ações, que devem ser entregues em uma determinada data. Então eu posso usar a seguinte construção:

  • Se a data de entrega estiver vazia e a data de previsão for maior que hoje, então a tarefa está atrasada.

Aqui, nosso objetivo não é mostrar a construção de cada uma das fórmulas no Excel. Afinal, o próprio site da Microsoft tem inúmeros exemplos. Nosso foco é mostrar as principais funções deste incrível software.

MÊS

Fórmula simples: Ela simplesmente retorna o mês pesquisado, em formato de número, sendo:

  • 1 – Janeiro
  • 2 – Fevereiro
  • 3 – Março
  • 4 – Abril
  • 5 – Maio
  • 6 – Junho
  • 7 – Julho
  • 8 – Agosto
  • 9 – Setembro
  • 10 – Outubro
  • 11 – Novembro
  • 12 – Dezembro

À primeira vista, essa simples função não tem tanta importância. Mas, aí que nos enganamos! Pense em trabalhar com uma grande base de dados e que você queira fazer um gráfico, com o valor total por mês. Com o uso desta fórmula, fica mais fácil a separação dos dados… Utilizar em conjunto com outras fórmulas, também ajudará a você em sua rotina.

PROCV

Creio que muitos já devem ter ouvido falar desta bendita fórmula rs! Inclusive, têm anúncios de emprego que exigem (Excel – PROCV é o mínimo que você deve saber), sim, esta fórmula… É largamente utilizada devido à sua versatilidade, em deixar a planilha mais dinâmica.

Trata-se de uma função de pesquisa e referência, utilizada quando precisamos localizar uma informação em um determinado intervalo na planilha. Como é a sequência:

=PROCV(Valor que desejo pesquisar; Intervalo de pesquisa; Número da coluna onde está o valor de retorno; Correspondência Aproximada? 0 – Falso | 1 – Verdadeiro).

Não é um bicho de 7 cabeças… Para você, entendendo a sequência da fórmula e organizando os dados de sua planilha, tudo fica bem mais fácil. O PROCV é largamente utilizado em conjunto com outros recursos do Excel, para criação de dashboards.

PROCH

Tem a mesma finalidade do PROCV. Entretanto, a construção da fórmula é diferente, pois o método de pesquisa é pela horizontal (linhas) e não vertical (colunas), como o PROCV. A construção da fórmula é:

=PROCH(Valor que desejo pesquisar; Intervalo de pesquisa; Número da linha onde está o valor de retorno; Correspondência Aproximada? 0 – Falso | 1 – Verdadeiro).

Muitos se confundem com o PROCH. Entretanto, ela é simples e trabalha exatamente como o PROCV, com a diferença da forma de pesquisar a referência solicitada…

ÍNDICE

Esta função, assim como o PROCV, é de pesquisa e referência, mas muito mais simples… Utilizada, geralmente, em conjunto com a CORRESP, que mostraremos a seguir, você consegue praticamente fazer mágica com o Excel. A sintaxe da função é:

=ÍNDICE(Intervalo de pesquisa; Linha do valor pesquisado; Coluna do Valor pesquisado);

Com esta fórmula, você literalmente brinca de batalha naval. Entendendo em qual linha está o valor e sua coluna, fica fácil de utilizar… A sintaxe, em comparação as fórmulas de pesquisa apresentadas anteriormente, deixa bem claro que o ÍNDICE é muito mais simples de compreender.

CORRESP

A função CORRESP, também é de pesquisa e referência, retornando à posição relativa do item a ser procurado. Ou seja, apontar a posição de determinado item na tabela.

Ela é muito utilizada com a função ÍNDICE, para tornar as pesquisas mais dinâmicas, coisa que você não consegue fazer apenas utilizando: PROCV ou PROCH, respectivamente.

A sintaxe da fórmula é:

=CORRESP(Valor procurado; Intervalo de pesquisa; Tipo de correspondência: 1 – localiza o maior valor que é menor que o valor pesquisado, ou o valor pesquisado | 0 – localiza o primeiro valor exato ao valor pesquisado | -1 – localiza o menor que valor que é maior que o valor pesquisado, ou o valor pesquisado).

Parece confuso… Mas a prática leva a perfeição, meu querido leitor. Em geral, eu utilizo o tipo de correspondência 0, que retorna o valor exato… Caso não exista este valor, a fórmula retornará erro.

CONT.SE

Esta função realiza a contagem de itens em um determinado intervalo, conforme uma condição. Exemplificando, desejo contar apenas os itens A de uma determinada coluna. A fórmula CONT.SE é sua aliada neste caso. Sua construção é muito simples:

 =CONT.SE(intervalo de contagem; critério para contagem).

Relativamente simples… Mas bastante usual e prática. Se você trabalha com Excel diariamente, com certeza já utilizou está formula.

SOMASE

Realiza a soma de valores, que atendam a uma determinada condição. Por exemplo, tenho um mercado e quero somar apenas as vendas de maçãs de uma planilha, que exportei do sistema… Com essa função, tal tarefa se torna bem simples… Além disso, a sintaxe é bastante amigável:

=SOMASE(intervalo, critério para soma, intervalo de soma).

       Uma das fórmulas mais utilizadas no software e como pode observar … É simples de compreender.

CONCATENAR

A função CONCATENAR é uma das funções de texto mais legais do Excel! Ela, literalmente, “junta” duas ou mais cadeias de textos em uma única cadeia… Como assim? Imagine que você tenha uma planilha que tenha 2 colunas, Nome e Sobrenome e deseja uma coluna apenas com o Nome Completo. A resposta para isso é o uso desta bendita fórmula:

=CONCATENAR(Texto 1, Texto 2, Texto n)

Como pode observar em sua construção, ela pode unir 2 ou mais cadeias de texto em uma única.

Para finalizar…

Bom galera, apresentamos aqui apenas 10 fórmulas. Porém, o Excel possui muito mais que isso. Aqui, quis demonstrar o que geralmente uso no meu dia-a-dia e que possa ajuda-lo de alguma forma. Se você tem uma função, que julga ser a sua favorita ou que não pode deixar de usar, comenta aqui embaixo… Sua participação é fundamental em nossas postagens.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.