Evolução da eletrônica nos últimos anos

Olá, meus queridos caiçaras! No post de hoje, vamos falar sobre a evolução da eletrônica nos últimos anos. Nos dias atuais, o mundo deve muito a essa grande evolução, que mudou a sociedade ao longo dos últimos anos.  Afinal, hoje, os equipamentos eletrônicos estão presentes no lar, na indústria e no comércio e aplicação de fins militares.

O que é Eletrônica

A eletrônica é o ramo da ciência, que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar e transmitir informações. Com isso, podemos concluir que, ela está presente nos computadores, nos circuitos que armazenam e processam informações, os diversos tipos de sensores existentes, entre outras aplicações. A principal diferença em relação a eletrotécnica, de um modo geral, é que essa é aplicada com objetivo de transportar energia, ou seja, potência.

Ela é dividida em dois grandes ramos:

  • A Eletrônica Analógica, que estuda o funcionamento de dispositivos e circuitos analógicos, que variam em função do tempo;
  • E a eletrônica Digital, que trabalha os sinais, que assumem apenas dois níveis: 0 ou 1.

História

O começo da sua evolução, comparado a hoje, foi relativamente lento. Acredita-se que, o primeiro dispositivo eletrônico fora criado 1839 por Becquerel, sendo uma célula fotovoltaica. Durante o século XIX, foram realizados experimentos e testes de conceitos, já que a eletricidade era algo recém dominado pela humanidade. Os primeiros equipamentos eletrônicos, surgiram no início do século XX, utilizando a válvula termiônica, que era usada em circuitos de rádio e televisão. Porém, tinha algumas desvantagens como: fragilidade um volume grande, fazendo com o que os equipamentos fossem pesados e ocupassem um grande espaço.

As válvulas foram, largamente, usadas até metade do século passado. Então, em 1947, o transistor foi inventado nos laboratórios da Bell Telephone e demonstrado em 23 de dezembro de 1948. Com essa grande invenção, a eletrônica iniciou uma grande evolução anos 50, permitindo a construção de equipamentos mais compactos e, finalmente, substituindo as válvulas termiônicas.

Dizem que o transistor foi a grande invenção do século XX, pois graças a ele a eletrônica conseguiu dar um salto em sua evolução. Os anos passaram e surgiram transistores implantando novas tecnologias e métodos de construção.

Em 1970 inicia-se uma nova evolução, o crescimento massivo do uso de circuitos integrados, permitindo a construção de equipamentos ainda mais compactos. A Intel, em 1971, anunciou o primeiro microprocessador do mundo, o 4004, projeto para ser utilizado em calculadores. A partir dos anos 80, a tecnologia CMOS foi sendo intensificada, permitindo a evolução dos processadores até os dias atuais.

Atualmente…

Hoje, a eletrônica está com processadores nas mais diferentes arquiteturas e circuitos complexos, que cabem na palma da mão. Temos, por exemplo, smartphones com o capacidade de processamento superior a computadores criados na década de 80, isso realmente é incrível!

A ideia foi trazer um resumo e uma reflexão da evolução da eletrônica e sua contribuição para o mundo atual. Espero que o post tenha aguçado sua curiosidade em saber mais sobre esse ramo da ciência, tão incrível e aplicável no mundo moderno.

Bom, eu espero que o artigo tenha lhe auxiliado! Se gostou da postagem, tem alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar aqui embaixo! Terei o prazer de responder e, juntos, aprender um pouco mais sobre o quão incrível pode ser a Engenharia.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!
Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.