Entenda o que é IoT – Internet of Things

Olá, meus queridos caiçaras! No post de hoje, vamos falar de um assunto que tem sido muito especulado e comentando recentemente. Trata-se de uma nova revolução tecnológica, que está gerando muitas expectativas e promete balançar o mercado. Afinal o que é IoT e o que isso vai mudar em sua vida ?

O que é IoT?

A internet das coisas como é chamada, trata-se de uma nova revolução tecnológica, onde diferentes dispositivos eletrônicos se comunicam e trocam informações, todos conectados a rede mundial de computadores, sem a necessidade de interferência humana.  O termo surgiu em 1999, por Kevin Ashton do MIT, durante uma apresentação na empresa Procter & Gamble (P&G).

Hoje, estima-se que o número de dispositivos conectados até 2020 será na ordem dos 30 bilhões. E, há a previsão de um mercado potência de 7,3 bilhões de dólares já no ano que vem (2017). Com isso, já há empresas investindo muito nesse mercado promissor e há muitas que vão surgir nos próximos anos.

Fonte: http://www.mazeberry.com/en/blog-internet-of-things-how-it-transforms-ecommerce/

Como as empresas enxergam esse mercado?

Não podemos negar, hoje esse termo tem sido muito falado e inclusive é bem complexo definir exatamente o que é IoT. Afinal, essa revolução ainda está se iniciando no mercado e, com isso, as empresas estão investindo e muito em estudo e adaptação a essa nova tendência.

A Microsoft, por exemplo, já está de cabeça nesse mundo com uma versão do Windows 10 focada em IoT, denominado Windows 10 IoT Core, compatível com Raspberry Pi 2 e 3, além de abrir espaço para a comunidade de criadores. E não para por aí… Temos várias empresas de grande porte como Intel, Samsung, Cisco, investindo em pesquisa e saindo na frente nesse mercado promissor.

Você pode comprovar essa evolução e maneira simples: abra o Google e digite investimentos em IoT. Você verá que as empresas já estão vendo esse mercado promissor com bons olhos e sabem que, em poucos anos, transformará o mundo que vivemos.

O desafio da segurança

Com o “boom” da internet das coisas, a quantidade de informações disponíveis será muito grande, sendo alvo para ataques maliciosos, com danos incalculáveis para as empresas e para o consumidor final. Isso é realmente preocupante, já que em certos casos poderemos colocar a vida de uma pessoa em risco, se houver brechas de segurança.

Atualmente, esse é o maior empecilho para alavancar de vez o mercado. As empresas devem estar atentas para tornar os dispositivos seguros e confiáveis para o usuário final.  IoT é um conceito novo e, com certeza, um desafio que requer discussão, pesquisa e busca de soluções para aprimorar a segurança.

Onde aprender mais…

Você está gostando do artigo e quer saber mais sobre IoT? Recomendo que veja o seguinte vídeo do NIC – núcleo de informação e coordenação do ponto BR. Ele da uma bela introdução e explica, detalhadamente, o conceito de Internet Of Things.

Além disso, você pode acessar os sites das empresas que citei acima para verificar as novidades, como hardware disponível, sensores e projetos em aberto, com uma comunidade para você se relacionar e aprender novos conteúdos. Eu recomendo um curso gratuito com certificado fornecido pela Microsoft Virtual Academy, que traz o conceito, sendo bastante simples e direto. O melhor de tudo: o material está em português!

Bom, eu espero que o artigo tenha lhe auxiliado! A intenção dele foi aguçar sua curiosidade, caro leitor, pois IoT apesar de ser um assunto novo, é algo extenso e que vale a pena ser estudado. Espero que esse material tenha lhe auxiliado de alguma forma, e se você tiver sugestões para futuros assuntos no blog, não deixe de comentar! Sua participação é fundamental para otimizar nossos conteúdos.

Gostou ? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso material e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.