Entenda: Como funciona um departamento de compras dentro de uma construtora?

Fala galera, tudo certo?! Bom, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre os principais passos, que as construtoras seguem para garantir uma boa aquisição de materiais ou locação de equipamentos. Entenda, como esse processo é realizado e qual a sua importância estratégica, para essas construtoras.

Antes de tudo…

Para o profissional que trabalha na aquisição de suprimentos (materiais e equipamentos), sua principal responsabilidade é conciliar o menor custo à melhor solução de engenharia. Dessa forma, ele consegue equilibrar variáveis técnicas e comerciais, delimitando sua decisão de compra. E, o primeiro passo para a realização dessas aquisições é a escolha do fornecedor.

Essa escolha se inicia na qualificação dos fornecedores. Isto é, quando esses são inseridos no cadastro da empresa compradora, sendo reconhecidos como aptos para o fornecimentos de suprimentos. O requisito mínimo para tal, é o atendimento às normas técnicas brasileiras. Além disso, a empresa pode incluir como requisitos outros elementos que julgar importantes, como questões relacionadas à regularidade fiscal e jurídica, além de um acervo técnico mínimo.

E na hora de comprar…

Bom, no momento em que a construtora realmente for realizar uma compra ou locação, a mesma faz uma comparação entre os fornecedores qualificados. Nessa comparação, utiliza critérios como preço, velocidade de fornecimento, condições de pagamento, para realizar sua escolha. Além disso, a mesma ainda pode realizar uma pesquisa entre os clientes desses fornecedores, seja a distância ou pessoalmente. Nessa pesquisa, é possível avaliar questões como o atendimento, prazo de entrega, qualidade do produto ou serviço, eventuais patologias, além do atendimento depois da obra acabada.

Além dessa pesquisa com os clientes, uma visita às instalações desses fornecedores pode ser bem interessante. Isso porque, será possível analisar sua capacidade de produção, logística empregada, armazenamento, laboratórios de controle de qualidade, seus critérios com relação à segurança do trabalho e sustentabilidade, além de suas instalações administrativas e financeiras etc.

Compra + Soluções tecnológicas

Algo que deve ser levado em conta na escolha do fornecedor, é a melhor alternativa tecnológica para a obra em questão. Para isso, o departamento de compra deve estar bem alinhado ao departamento técnico. E, a ponte entre esses dois departamentos pode ser estabelecida com diversas ações. Uma das soluções é a seleção de profissionais com conhecimento técnico, que sejam capazes de analisar as necessidades do projeto e da obra. E, além disso, esses profissionais devem estar atentos ao que o mercado tem para oferecer, escolhendo o que se encaixa às necessidades da empresa.

Tal aliança é importante não só pela definição das alternativas tecnológicas, mas também para determinar questões como prazo de fornecimento e outras opções de abastecimento. E, é importante que essas decisões relacionadas às alternativas tecnológicas sejam tomadas nos estágios iniciais do empreendimento. Pois, caso ocorram tardiamente, podem ocasionar custos elevados.

Dificuldades…

Vale enfatizar aqui que, uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas empresas é a tendência que seu departamento de compras tem em tomar suas decisões, baseadas em seu benefício próprio, ao invés de pensar, no que seria realmente bom para a empresa. Isso tende a acontecer, muitas vezes, pela falta de definição, da própria empresa, do perfil ideal que a mesma espera de seus fornecedores. Afinal, uma vez que ela tem definidas suas preferências, fica mais fácil para a mesma coordenar seus diversos setores, em prol de um mesmo objetivo (sem que nenhuma das partes “puxe a sardinha” para o seu lado).

Conclusão…

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.