Eletrônica Industrial – Conheça os principais controladores industriais

Fala galera, beleza? No post de hoje,  vamos falar sobre os principais controladores utilizados na indústria. Tais equipamentos podem ser utilizados, graças à evolução da Eletrônica e são vitais para o controle das variáveis críticas do processo. Antes de tudo, vamos entender por que utilizar um controlador.

Por que se preocupar em utilizar um controlador?

A resposta é bastante simples. Para garantir que, o processo não sofra pertubações ou sofra o mínimo possível. Isto é, monitorar e controlar as variáveis do processo, as quais o controlador será aplicado garantirá maior confiabilidade e qualidade no produto final, seja qual for.

Exemplo de controlador – Controlador de temperatura

Compreendido isto, vamos entender o que é um controlador e seus diferentes tipos.

O que é um controlador?

Na indústria, utilizam-se controladores para acompanhamento e estabilização do processo, para garantir máxima eficiência.  Para isso, o controlador conta com um algoritmo, que pode ser PID, lógica paraconsistente, lógica fuzzy, etc. Ou, pode ser programável, sendo capaz de realizar cálculos matemáticos e lógicos.

Em geral, um controlador é responsável por uma variável de processo, formando uma única malha de controle fechada. Sendo a função do controlador, ajustar a relação de entrada/ saída.

A imagem acima é uma clássica exemplificação de um controle em malha fechada.

Mas, se você acha que um controlador pode apenas trabalhar com 1 malha, está enganado. Existem controladores programáveis que lidam com múltiplas malhas de controle. Geralmente, são os Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCDs) ou equipamentos similares.

Variáveis controláveis e principais aplicações?

Os controladores controlam as variáveis críticas do processo, podendo ser:

  • Temperatura;
  • Vazão;
  • Pressão;
  • Velocidade;
  • Viscosidade;
  • Volume.

Enfim, tudo depende de qual variável, ou conjunto de variáveis, seja vital ao seu processo. E, o uso de controladores está praticamente em toda indústria, seja ela de base ou de bens de consumo, nos mais diferentes ramos como:

  • Química;
  • Farmaceutica;
  • Petroquímica;
  • Automobílistica.

Como podemos observar, o universo e a aplicação deste equipamento é bastante amplo.

Para  finalizar…

Bom galera, espero que tenham gostado do artigo! Aqui, quis trazer alguns dos tipos existentes de controladores, as principais variáveis de processo e sua vasta gama de aplicações. Vale ressaltar que, é importante conhecer estes equipamentos, seus principais fabricantes e saber configurá-los. Afinal, caso opte em trabalhar no ramo industrial, lidará muito com este tipo de equipamento.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.