Eletrônica Digital na Prática: Portas Lógicas

Olá meus queridos caiçaras! Hoje, vou começar a tratar um assunto bem interessante, abordando uma matéria que vemos na faculdade. No curso técnico, foi uma das disciplinas que mais gostei de cursar: a Eletrônica Digital. Entretanto, não vamos ficar com aquela teoria, de montar tabelas verdade, simplificar circuitos lógicos, entre outros.  Isso é fundamental para o devido entendimento, mas meu objetivo aqui é mostrar como simular esses conceitos de forma prática, o que vai ajuda-lo e muito nessa sua jornada.

Vamos começar pelas Portas Lógicas…

Creio que esse seja o primeiro conteúdo, que muitos de vocês vêem na faculdade, após aprender conversão numérica de binário para decimal, decimal para hexadecimal, etc….

Essas são as portas lógicas, com os símbolos (ANSI) e símbolos normas (IEC), além de sua função booleana:

funcoes-logicas

Compreender as Portas Lógicas e suas funções é realmente bem importante, para que você consiga avançar na matéria de um modo geral. E, você usará e muito, futuramente, em diversas matérias tais conceitos.

Apresentando o Winbread

O Winbread é um software muito leve e antigo, mas bem funcional, disponível para Windows. Para baixar o arquivo .exe, basta clicar aqui.

Ao abrir o software, você terá a seguinte interface:

winbread-interface

 

E porque eu o escolhi? Por dois motivos: o primeiro,porque ele é simples de utilizar e bem leve, ou seja, qualquer computador consegue rodar sem problemas; Além disso, eu o utilizei muito no curso técnico e o mesmo dá uma noção bacana de montagem real na protoboard, além dos CI’s disponíveis com portas lógicas.

Vamos vê-lo na prática.

Primeiramente, abra o software e selecione o CI, que vamos trabalhar no menu Chips >And Gates >  7408Quad 2 Input. Com isso, você selecionará um CI com 4 portas AND , o qual faremos um teste do funcionamento.

Com o CI selecionado, de um duplo clique para visualizar o esquemático do mesmo. Isso facilita e muito na ligação, veja a imagem abaixo:

esquematico-7408

Com o esquemático do CI 7408, é possível verificar que precisamos fazer as seguintes ligações:

Pino 14 – VCC (+5V);

Pino 7 – GND;

Você notará que há 4 portas lógicas com duas entradas; Vamos fazer a ligação de 1. Eu escolhi usar a porta lógica com os pinos 8, 9 e 10. Sendo o pino 9 e 10, entradas e o pino 8, saída.  O pino 9, ligue na entrada A e o pino 10, na entrada B.O pino 8, você ligará no positivo do led no simulador e o negativo do led no GND.

Dica: para trocar a cor do fio, basta dar um duplo clique, ao abrir a paleta de cores, você poderá mudar para qual desejar. E, para deixar os fios retinhos na ligação, mantenha pressionada a tecla SHIFT, assim ficará mais bonita a ligação na protoboard.

Veja ligação completa de uma porta AND e faça a simulação clicando na chave ON/OFF.Faça o exercício com a tabela verdade da AND. O led só acenderá quando A e B estiverem com a chave em nível lógico 1, comprovando a função.

led-aceso

Com isso, você já tem uma introdução ao funcionamento do Winbread e de como ele ajuda você a ligar um CI de porta lógica na protoboard. Fica a dica de amigo: faça a ligação das outras 3 portas AND como exercício e explore as demais portas lógicas, faça com OR, NAND, NOR, etc…  Assim você vai ficar craque.

Bom galera, o post foi bastante simples e quis mostrar que, com um simples software, você tem uma simulação um pouco mais real de CI’s de porta lógica.Se você conhece algum outro software inteligente,deixe aqui nos comentários! Terei o prazer de conhecer a ferramenta, caso tenha qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de comentar.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.