Eletrônica Digital na Prática – Decodificador BCD

Olá meus queridos, caiçaras tudo bem? Hoje, para finalizar com chave de ouro essa série de posts sobre Eletrônica Digital, vamos falar do decodificador BCD 7 segmentos. E, caso você não tenha visto o post anterior, clique aqui.

Antes de mostrar uma simulação com esse display, vamos entender o que é um codificador/decodificador.

O que é um codificador / decodificador?

Sabemos que, os sistemas digitais trabalham com o sistema binário, representados por zero (0) e um (1), conhecidos como bit (binary digits). Por conta das inúmeras aplicações diferentes para representar as grandezas digitais, faz-se necessário o uso de codificadores/decodificadores. Basicamente, um codificador é um circuito digital que faz a conversão de um número (ou código) para código binário, por sua vez, o decodificador faz a operação contrária. Hoje, exploraremos o decodificador BCD (binary coded decimal), para verificar números de 0 à 9 em um display de 7 segmentos.

Apresentando o CI CD4511

Provavelmente, você já ouviu falar desse CI, que é bastante conhecido por sua fácil acessibilidade e custo, que é relativamente baixo. Vamos conhecer um pouco mais sobre o mesmo.

O CD4511 é um decodificador BCD 8421, que utiliza a tecnologia CMOS, onde recebe nos pinos de entrada (ABCD) o dado em binário e decodificará o mesmo para decimal. Entretanto, ele apenas trabalha com a decodificação de 0 à 9. Veja abaixo a tabela verdade, com os valores decodificados:

Fonte: Apostila de Eletrônica Digital - Centro Paula Souza
Fonte: Apostila de Eletrônica Digital – Centro Paula Souza

Isso o torna bem interessante para trabalhar com displays de 7 segmentos, já que facilita e muito a leitura da informação em decimal.

Simulação do funcionamento

Hoje, diferentemente dos posts anteriores, resolvi utilizar o Proteus para simulação. A ligação é bastante simples e fico devendo uma montagem na protoboard para vocês, hehe… Isso porque, utilizei o meu CD4511 para um projeto pessoal e não tinha outro disponível rs.

Continuando… No Proteus, você utiliza 4 chaves para simular as entradas, 4 resistores de 10kΩ para pul-down, 7 resistores de 330Ω para o display 7 segmentos e o display 7 segmentos catodo comum. Veja montagem abaixo:

montagem4511

Com circuito montado, é hora de simular. Faça as combinações da tabela verdade e veja a saída, com o respectivo número decimal.

Bom galera é isso ai, nosso objetivo é demonstrar uma aplicação prática de alguns conceitos aprendidos na faculdade e espero ter auxiliado, nessa questão. O conteúdo sobre decodificadores e codificadores e suas aplicações é um assunto interessante de ser estudado. Caso tenha alguma dica ou sugestão, não deixe de utilizar o espaço de comentários.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.