Divisores de Tensão

Fala galera beleza? No post de hoje, apresentaremos o divisor de tensão resistivo, muito utilizado em projetos eletrônicos. O divisor de tensão resistivo permite trabalhar com tensões menores do que fornecida pela fonte, utilizando apenas resistores, sendo muito útil e barato de montar.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Divisor_de_tens%C3%A3o#/media/File:Voltage_divider.svg

Perceba pela imagem, que o circuito é formado por dois resistores em série com a tensão de saída conectada entre R1 e R2, sendo uma fração da tensão de entrada (Vin) proporcional à relação entre os resistores.

Como calcular o divisor resistivo?

Para descobrir a tensão de saída do divisor resistivo, é necessário conhecer os valores de R1, R2 e Vin. Com isso, aplica-se a fórmula abaixo:

Vamos a um exemplo: tendo 1 resistor R1: 1k R2: 330 e Vin: 12V, qual será a tensão de saída? Aí não tem erro, basta aplicar a fórmula e chegar ao valor aproximado de 2,97V

Além disso, através desta equação é possível determinar os demais parâmetros. Conhecendo ou definindo ao menos 3 deles, você acha a incógnita, bastando apenas fazer o jogo matemático necessário. Porém, não entrarei em detalhes, pois não é o objetivo de nosso artigo.

Aplicações do divisor resistivo

Até agora mostramos a parte teórica, que vemos na faculdade ou no curso técnico. Agora, vamos mostrar algumas aplicações do divisor resistivo e sua utilidade:

  • Medição de sensores em microcontrolares: Existem sensores, que trabalham com tensão de alimentação superior ao do microcontrolador. E, para que seja possível o microcontrolador ler sua informação, é necessário o uso de divisor resistivo. Vou dar um exemplo (aconteceu comigo)… Certa vez, necessitava ler um sensor indutivo, que era alimentado por 12V e o microcontrolador, alimentado com 5V. Não podia colocar 12V direto na porta do MCU, senão ele queimaria rs. A solução foi simples, apliquei o divisor de tensão e pronto, problema resolvido.
  • Fontes de tensão com valores variados: É possível criar uma fonte de tensão com diversas saídas e uma única tensão de entrada. Isto é, o divisor de tensão não se limita apenas a 2 resistores. Podem ser colocados mais resistores e fazer mais divisões, ou com o uso de um potenciômetro, que a saída pode ser ajustada de um valor mínimo a um valor máximo (Vout), obtido no divisor de tensão.

Apesar de ser um circuito simples de montar e calcular seus parâmetros, é muito importante conhecê-lo. Isso lhe poupará gastos desnecessários em montagem de projetos, com a compra de módulos já prontos. Conhecendo o divisor de tensão, você consegue trabalhar com sensores, módulos e Shields de forma simples.

Para finalizar…

Bom galera, espero que tenham gostado da postagem! O objetivo foi trazer o que é o divisor de tensão e não se prender, apenas, a fórmula e cálculo. Mas sim, mostrar suas possibilidades. Se você tiver qualquer sugestão ou dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo, beleza?

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.