Diferença entre Microcontrolador e Microprocessador

Olá, meus queridos caiçaras! No post de hoje, vamos falar de dois camaradas que, tem nomes parecidos, entretanto possuem suas particularidades. Desmistificaremos para você o que é um microcontrolador e um microprocessador, além de suas diferenças.

O que é um Microprocessador?

O microprocessador MPU (microprocessor unit) é um chip, que realiza as funções de cálculo, tomada de decisão e incorpora as funções de uma UCP (unidade central de processamento). Ele é a essência da máquina em questão, seja um computador, tablet, smartphone etc..

Para interagir com o utilizador, é necessário memória, entradas e saídas, clock e controladores, que permite o devido funcionamento da máquina. Sua principal vantagem é o poder de processamento ser maior que os dos microcontroladores. Por conta disso, sua aplicação é dado em sistemas mais complexos.

microprocessador

O que é um Microcontrolador?

O microcontrolador MCU (microcontroller unit) é um chip que, além da UCP (unidade central de processamento), contém memória, oscilador interno de clock, entradas e saídas para interação com o utilizador. Hoje, existe uma grande variedade de microcontroladores como os das famílias dos AVR, PIC, 8051, etc.

Sua principal vantagem é o baixo custo e seu uso para eletrônica embarcada, sendo exclusivo, ao sistema em que ele controla, como por exemplo alarmes, equipamentos eletrônicos de um modo geral.

microcontrolador

Qual é a diferença entre eles

A diferença entre microcontrolador e microprocessador é bastante simples: o microcontrolador, além da UCP, contém blocos internos de memória em um único chip. Entretanto, sua aplicação é para sistemas embarcados com função específica. Já o microprocessador precisa de componentes externos para seu devido funcionamento, sendo sua grande vantagem, seu poder de processamento. Com isso, ele é aplicado no uso de computadores, smartphones e sistemas de maior complexidade.

Vemos em inúmeros casos essa pequena confusão, mas é apenas isso. É bastante simples essa diferença não é mesmo?

 

Bom, eu espero que o artigo tenha lhe auxiliado! Se gostou da postagem, tem alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar aqui em baixo! Terei o prazer de responder e, juntos, aprender um pouco mais sobre o quão incrível pode ser a Engenharia.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

1 Comentário


Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: