Determinação da finura por meio da peneira nº200 – NBR 11579

Fala galera, tudo certo?! Bom, hoje nosso post sobre ensaios será sobre a determinação do índice de finura do Cimento Portland. Trata-se de um ensaio bem simples, entretanto com uma enorme importância, quando falamos do material em si.

Afinal, qual é a importância desse índice?

O índice de finura do cimento é a propriedade relacionada à dimensão dos grãos do produto. Essa propriedade está diretamente ligada ao seu desempenho. Isto é, quanto maior for a finura, menor será sua exsudação e os tipos de segregação que ocorrem com o mesmo. Ou seja, isso melhora a sua resistência, em especial a resistência da primeira idade, eleva sua trabalhabilidade, impermeabilidade e coesão dos concretos feitos a partir dele.

 

O ensaio…

A norma que dita as regras para esse ensaio é a NBR 11579 – Determinação da finura por meio da peneira nº200. Trata-se de um procedimento bem simples, que usa os seguintes equipamentos:

  • 1 Peneira nº200;
  • 1 Fundo para peneira;
  • 1 Tampa para peneira;
  • 1 Balança com resolução de 0,1g e capacidade mínima de 1000g;
  • 1 Pincel;
  • 1 Bastão de PVC;
  • 1 Flanela;
  • 1 Cronômetro com resolução de 1 segundo (ou relógio de laboratório);
  • 1 Agitador de peneira.
  • 2 Vidros de relógio.

Descreveremos esse procedimento, como se o mesmo fosse realizado manualmente. Mas, quando usamos o agitador de peneira, o método é o mesmo, muda-se apenas o jeito de agitar a peneira! 😉

Esse ensaio é dividido em 3 etapas distintas, que serão descritas a seguir…

Etapa 1 – Eliminação dos finos (3-5 minutos)

Nessa primeira etapa, você, basicamente, “limpará” a amostra.

Primeiro, é necessário que se encaixe a peneira ao fundo. Depois, coloque o cimento (m=50g±0,05g)sobre a peneira e faça movimentos de vai e vem na horizontal com a mesma.

O material deve ficar espalhado por toda a malha, antes de peneira-lo.

Depois de espalhá-lo, o material deve ser peneirado, até que seus grãos mais finos tenham passado por toda peneira.

Etapa 2 – Peneiramento intermediário (15 a 20 minutos)

Antes de voltar a peneirar o material, deve-se limpar o conjunto peneira+fundo. Tampe a peneira e use o bastão de PVC para dar batidinhas na parte exterior da mesma. Isso ajudará as partículas presas na tela se soltarem.

Depois, limpe a parte inferior da tela com um pincel e o fundo com a flanela.

Monte o conjunto novamente, sem a tampa. Despeje o cimento pré-peneirado sobre ele e peneire o mesmo.

Faça movimentos de vai e vem e giratórios horizontalmente, espalhando-o sobre toda a malha da peneira.Limpe a parte inferior da peneira, em intervalos regulares.

Quando o tempo estipulado chegar ao final, limpe a tela e descarte o material que passou pela peneira.

Etapa 3 – Peneiramento final (60 segundos)

Essa é a última parte em que utilizará a peneira. Primeiro, monta-se o grupo peneira+fundo e se coloca o cimento, novamente, na malha. Depois disso, tampa-se o conjunto e, com as duas mãos firmes, mantendo-o levemente inclinado, faça movimentos rápidos de vai e vem, girando o conjunto ± 60º a cada 10 segundos.

Passados os 10 segundos, limpe a parte inferior da tela da peneira e, com o auxílio do pincel, tire todo o material passante e o ponha no vidro de relógio.

Feito isso, pese-o (P) com precisão de 0,1g. Repita essa última fase do ensaio, até que esse material passante (P) seja inferior a 0,05g.

Agora, pegue o material retido (R) na peneira e o transfira para outro vidro de relógio, também com a precisão de 0,1g.

E agora?! O que é feito com os resultados?!

Com os valores obtidos, através da balança, calcula-se o índice de finura (F), de acordo com a seguinte expressão:

Onde:

F= Índice de finura (%);

R= Resíduo do cimento retido na peneira nº200 (g);

m= Massa inicial do cimento (g);

C= Fator de correção (adotado: 1,00±0,20).

As imagens desse post foram tiradas de um vídeo, bem explicativo, de dois alunos realizando tal experiência. Para quem tiver curiosidade, o link para o vídeo é esse:

 

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

 

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.