Desmistificando: Por que os eventos da área de engenharia são importantes?

Fala gente bonita e gente feia, tudo bem? Hoje refletiremos um pouco sobre a importância da participação em eventos, relacionados à nossa área de atuação. Esses eventos podem ser feiras, congressos, encontros, workshops… Enfim, durante o ano todo acontecem vários eventos de engenharia, qualquer que seja a sua. E é extremamente importante que você, estudante ou profissional já formado, participe desses eventos.

Mas, por quê?

Primeiramente, o legal de você comparecer nesses eventos é o fato de conhecer as novidades da sua área de atuação. Isso ocorre, principalmente, nas feiras em que, diversas empresas expõem seus produtos e serviços, dando destaque ao que não saiu no mercado ainda. Dessa forma, você fica por dentro das novas tecnologias que serão lançadas, antes de todo mundo (pelo menos todo mundo que não compareceu ao evento kkk), seja em produtos físicos ou digitais, prestação de serviços etc.

Nossa participação na Feicon Batimat 2016
Nossa participação na Feicon Batimat 2016

Além disso, outro ponto importante da sua presença nesses locais é o networking que você acaba adquirindo. Em todo tipo de evento da área, você acaba por conhecer, nem que seja, uma pessoa nova (isso se você for do tipo caladão, que não se entrosa)! E, essa pessoa, algum dia pode acabar se transformando em um parceiro de trabalho, indicação, cliente, prestador de serviço etc. E vai por mim, um conhecido atuando na área vale ouro, principalmente para aqueles que querem ingressar no mercado. Fora que, não só se preocupando com o lado profissional, mas socialmente, essa pessoa pode se tornar um amigo!

Outro aspecto interessante para os estudantes, do qual não posso deixar de mencionar aqui, é o norte que esses eventos dão a você, a respeito de qual subárea poderá seguir no futuro. Através deles, você começa a conhecer a engenharia na prática, vendo exemplos das atividades que são executadas no mercado atual. Afinal, todo mundo que chegou até o último semestre e teve seu TCC aprovado sai da faculdade com o título de engenheiro. Mas é importante que, ainda lá dentro, você saiba qual segmento pretenderá exercer no futuro. Descobrir qual o rumo que você tomará dentro do vasto mercado da engenharia. Através da experiência de profissionais atuantes, você começa a enxergar a profissão de uma forma diferente. E acaba por escolher qual especialização é mais a sua cara.

Um último quesito que vale ser lembrado aqui, com relação à importância do comparecimento a esses eventos, é a venda de sua imagem para o mercado. Sim, isso mesmo que você acabou de ler! Afinal para alguém contratá-lo como colaborador ou prestador de serviço, você PRECISA mostrar sua imagem profissional ao mundo. Você precisa ser visto e conhecido pelos profissionais da área; Precisa mostrar interesse pela situação vigente do mercado. Não sonhe que a oportunidade de ouro caíra do céu no seu colo, se você ficar acomodado na zona de conforto, escondendo-se do mundo. Você TEM que criar suas oportunidades no mercado, adquirindo novos conhecimentos, fazendo mais e mais contatos, interagindo e se tornando visível para as empresas a sua volta.

Bom galera, creio que consegui passar para você, caro leitor e leitora, um pouco da minha visão sobre a relevância desses eventos na nossa área. Se você ainda não participou de nenhum evento relacionado à sua engenharia, tire um tempo no próximo que tiver e compareça! Tente enxergar fora da caixinha e perceba os benefícios que eles proporcionarão a você! Porém se você já compareceu em algum, seja esse ano ou anteriormente, deixe aqui abaixo um comentário, contando qual foi o evento e sua experiência lá. Ou, se você quer nos deixar uma sugestão de tema para a próxima reflexão, manda um comentário aqui abaixo também, beleza? Sua opinião é muito importante para a produção de nossos conteúdos.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.