Desmistificando: Normas técnicas.

Fala gente bonita e gente feia, tudo bem? Hoje, o desmistificando é sobre o uso das normas técnicas. Por que raios é importante seguir esse conjunto de orientações? Como elas podem impactar em nossas vidas profissionais? Por que elas existem?

Antes de tudo, vamos entender o que é, de fato, uma norma técnica. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT:

“Norma técnica é o resultado de um processo de consenso estabelecido por um organismo reconhecido onde todas as partes interessadas podem participar e contribuir. As Normas se baseiam em estudos consolidados da ciência, tecnologia e experiência acumulada, visando a benefícios para a comunidade.”

O que esse texto todo bonito quis dizer é que, ela é o acordo da sociedade sobre um tema “X”, em certo momento da história.

Para que uma norma seja elaborada e publicada, a mesma passa por um longo caminho. Resumidamente, podemos explicá-lo da seguinte forma:

  1. A sociedade mostra sua necessidade por uma norma sobre tal assunto;
  2. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) analisa a pertinência da proposta e então, quando viável, a mesma é encaminhada ao Comitê Técnico relacionado ao assunto. Caso tal Comitê não exista ainda, a própria ABNT propõe a criação de um novo, que pode ser um Comitê Brasileiro (ABNT/CB), um Organismo de Normalização Setorial (ABNT/ONS) ou uma Comissão de Estudo Especial (ABNT/CEE);
  3. Daí então é feita a solicitação, da qual pode ser aprovada ou não;
  4. Sendo aprovada tal solicitação, é criada uma Comissão de Estudo (CE), com a participação voluntária de todos nós;
  5. Esse Comitê de Estudo desenvolve, portanto, um Projeto de Norma, baseado no comum acordo entre seus participantes;
  6. A partir daí, esse projeto é submetido à Consulta Nacional. Nessa fase, o projeto fica disponível na web para a análise e manifestações de sugestões positivas e negativas. Todas as considerações são estudadas com relação a sua pertinência e respondidas;
  7. Após a análise da Consulta Nacional, se o projeto não está de acordo, o mesmo volta para a fase elaboração;
  8. Caso esteja tudo dentro das conformidades, então a Norma é aprovada e então publicada pela ABNT.

Ou seja, como podemos perceber, existe todo um estudo técnico e científico por trás de cada norma da qual seguimos. Para cada regra de projeto que utilizamos ou para especificação que o concreto tem que atender, houve o envolvimento de um enorme conjunto de pessoas interessadas.

Mas, por que atender aos requisitos da ABNT é tão importante? Por que essas normas fazem parte do nosso cotidiano profissional? Simples. Elas existem para não executarmos coisas erradas. Bem, isso é meio obvio demais! Mas, imaginem se não houvesse norma técnica para a execução de revestimentos, por exemplo? Mesmo havendo o conjunto de regrinhas básicas para a execução de tal atividade, nós nos deparamos com alguns erros absurdos em obras acompanhadas e regulares!

As normas não devem ser vistas como um problema, porém como um grande auxílio. Através de sua criação foi possível a padronização, a mudança de comportamento mediante os novos desafios que foram surgindo, o registro do progresso da tecnologia e a resolução de problemas. Como profissionais da área da engenharia, é nossa responsabilidade atendermos às Normas Técnicas.

Além de tudo que foi citado acima, temos que levar em consideração que, embora as normas sejam de caráter voluntário, muitas delas são citadas em leis. E tal fato torna, dessa forma, seu cumprimento obrigatório. Ela não será uma lei, de fato, porém um parâmetro para a prática adequada de certa atividade.

Bom galera, essa foi a nossa reflexão de hoje. Espero muito que ela tenha ajudado a você, caro leitor e leitora, a entender a importância das nossas queridas Normas Técnicas e como funciona o esquema de sua elaboração. Que nossa postagem tenha agregado algum valor aos seus conhecimentos. E, se você tem alguma sugestão de tema, ou quer deixar algum comentário sobre o assunto, poste aqui abaixo. Teremos o maior prazer em atendê-lo. Afinal, sua opinião é de extrema importância para o nosso crescimento.

Até a próxima!

Amanda Lima.

2 Comentários

  1. Finalmente um Desmistificando que me desmistificou um assunto muito interessante. Fico impressionado com o trabalho que vocês dois estão fazendo. Eu mesmo teria dificuldades e não teria o compromisso de escrever um texto toda semana, prefiro ler o que as outras pessoas escrevem. Enfim, parabéns e continuem com essa dedicação, pois sempre estarei acompanhando esse blog. Bjos e Abraços!!!

    • Eae Vinicius, primeiro agradeço muito em nome do blog por você estar nos acompanhando! E fico muitíssimo feliz pelo nosso conteúdo estar agregando valor ao seu conhecimento. Afinal, nosso objetivo é, justamente, trazer artigos que ajude o leitor da melhor forma possível! Obrigada, de coração, pelo feedback e pela sua presença no nosso espaço! Abraço!!!


Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: