Conheça o Wine

Olá, meus queridos caiçaras! Hoje, venho apresentar para vocês uma ferramenta bem interessante, que descobri graças a um grupo no facebook de Eletrônica: o Wine. Fiz um questionamento sobre ferramentas, que poderiam substituir o Proteus no Linux, até que me sugeriram usar o Wine para tal feito. Como assim, rodar uma aplicação Windows no Linux, isso é possível?

O que é o Wine

Vou utilizar o que o site do Wine  descreve, pois está simples e direto:

O Wine é uma camada de tradução (um lançador de programas), capaz de correr aplicações Windows em Linux e noutros sistemas operativos, compatíveis com POSIX. Os programas Windows, ao correr no Wine, agem como se fossem nativos, executando sem as penalidades de desempenho ou uso de memória de um emulador, com um visual semelhante às outras aplicações do seu computador.

Ou seja, você consegue rodar Office, Skype versão Windows, entre outros softwares de Windows no Linux e em outros sistemas operacionais que ele abrange.

Instalação

O processo de instalação dos pacotes é bastante simples e abrange inúmeras distros Linux, como: Ubuntu, Slackware, etc. Com o passo a passo completo no site do Wine e a instalação finalizada, você já pode instalar programas Windows. Recomendo apenas que, verifique as configurações básicas, se, realmente, não há dificuldade para o uso.

Além disso, no próprio site deles contém uma lista com os aplicativos que, geralmente, são instalados e um ranking de compatibilidade, sendo possível verificar, se aquele software tão desejado poderá dar problemas na instalação. De uma olhada: https://appdb.winehq.org/.

Para finalizar …

Em minha opinião, o Wine é uma ferramenta incrível e agradeço a pessoa que me recomendou, pois me ajudou bastante. De fato, até hoje não consegui uma ferramenta tão completa para simulação como o Proteus, eu defendo esse software com unhas e dentes rs. Entretanto, com o Wine, consigo trabalhar com o Proteus tranquilamente, no Linux, e prosseguir com meus projetos, sejam da faculdade, blog ou pessoais, que tenho por hobby.

Se você conhece ferramentas incríveis como essa, me recomende! Terei o prazer de conhecer. Além disso, não deixe de comentar aqui embaixo, o que achou do artigo e compartilhar com seus amigos. Bom galera, esse artigo foi apenas para mostrar, pra vocês, algo que vi faz pouco tempo e gostei bastante! Creio que, assim como eu, outras pessoas possam se beneficiar com o Wine.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.