Conheça o MIT – Motor de Indução Trifásico

Olá meus queridos caiçaras! No post de hoje, vamos falar sobre motores elétricos, mais precisamente, dos motores de indução trifásicos (MIT) como é comumente chamado. Afinal, o que essa máquina elétrica tem de tão especial? Entenda sua empregabilidade nos mais diversos mercados.  Antes de tudo, entenda o que é um motor.

Motor Elétrico

É um equipamento transdutor, ou seja, converte energia elétrica em energia mecânica (movimento rotação). Composto, basicamente, de um conjunto de espiras (rotor) imerso em um campo magnético uniforme (estator).

Temos motores de corrente contínua (CC) e motores de corrente alternada (CA), o qual vamos descrever com maior detalhe, a seguir.  Hoje, o querido motor elétrico é largamente utilizado em escala industrial e equipamentos do seu dia-a-dia, como ventiladores, liquidificadores, carrinhos de controle remoto e, até, o seu controle de playstation tem um motor lá dentro.

Motores Trifásicos

Os motores trifásicos funcionam em corrente alternada e seu princípio de funcionamento é baseado no campo girante, quando uma corrente é aplicada nos seus pólos defasados em 120°. Os principais tipos de motores trifásicos são: os motores síncronos e os motores de indução.  Para compreender melhor, veja o exemplo abaixo:

Nada melhor que ter um exemplo visual para compreender o funcionamento, rs. Agora, vamos explorar um pouco mais o MIT.

O motor de indução trifásico

Os motores de indução trifásicos ou motores assíncronos são máquinas robustas, de fácil construção, mais baratas, comparadas com outros tipos de motores utilizados com a mesma finalidade. Veja os elementos que constituem o motor:

Fonte: http://linuxtech.com.br/downloads/Motores_inducao_tri.pdf

Em resumo o estator, parte fixa do motor, é constituído por chapas ferromagnéticas, empilhadas e isoladas entre si. Já o rotor, parte móvel da máquina, é formado por um núcleo ferromagnético, sobre o qual se encontra um conjunto de enrolamentos, ou um conjunto de condutores paralelos. Sendo apoiado no veio de rotação do motor, que possui rolamentos extremos e que transmite à carga de energia mecânica produzida.

Legenda: Tipos de rotores. (1) Rotor em gaiola de esquilo; (2) Rotor bobinado.

O motor, de forma resumida, funciona conforme descrição abaixo:

O motor é a aplicação práticas das leis fundamentais do eletromagnetismo : leis de Faraday, Lenz e Laplace.

O motor de indução trifásico é muito utilizado, devido ao baixo custo e flexibilidade de uso, o que o torna vantajoso em pequenas aplicações, geralmente em cargas de baixa potência. Ficou interessado e quer conhecer mais sobre motores? Veja esse guia de especificação da WEG. É um material com uma linguagem simples e aborda conceitos bem legais.

Bom, eu espero que o artigo tenha lhe auxiliado! Se gostou da postagem, tem alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar aqui embaixo! Terei o prazer de responder e, juntos, aprender um pouco mais sobre o quão incrível pode ser a Engenharia.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.