Como chega a energia elétrica na sua casa

Olá, meus queridos caiçaras! No post de hoje, vamos falar sobre como a energia elétrica chega na sua casa. Afinal, você concorda comigo que, no mundo atual a eletricidade se tornou vital para o ser humano e não é possível imaginar como viveríamos sem essa importante evolução.

Afinal o que é Energia?

Energia é a capacidade de algo realizar trabalho, ou seja, gerar uma força em um determinado corpo. O termo deriva do grego “ergos”, cujo significado original é “trabalho”.  Exemplificando a movimentação de um objeto, a deformação de um corpo, a corrente elétrica que passa por uma carga, transfere energia ao sistema, o qual realiza trabalho.

O conceito de energia é um dos essenciais da física e pode ser encontrado nos mais diferentes campos como: mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica etc.

Agora que foi apresentado a você esse conceito, vamos prosseguir e entender como chega a eletricidade na sua casa, tudo bem?

Geração

Essa é a primeira etapa, onde há produção da energia elétrica com inúmeras fontes como: Usinas hidrelétricas, usinas termoelétricas a carvão, usinas termoelétricas a gás, usinas eólicas, usinas nucleares etc.

Transmissão

Com a energia elétrica produzida, ela deve ser transportada de maneira segura para as cidades de nosso país.O transporte é realizo pelas torres de transmissão, provavelmente na estrada você já viu essas torres (é lá que sua energia é transportada). Ao chegar nas subestações, há a diminuição na tensão das linhas e vamos para próxima etapa.

Distribuição

Nessa etapa, a energia será distribuída para as indústrias, comércio e também para a sua residência, onde passa pelos transformadores de distribuição (aqueles que ficam nos postes) e reduzem a tensão para 127V ou 220V, dependendo da cidade onde você vive. Em seguida, é ligada ao relógio medidor que marca o seu consumo mensal.

Exemplificando:

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/veja-o-caminho-que-a-energia-eletrica-percorre-ate-a-sua-casa-13012013

Bom, eu espero que o artigo tenha lhe auxiliado! Se gostou da postagem, tem alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar aqui embaixo! Terei o prazer de responder e, juntos, aprender um pouco mais sobre o quão incrível pode ser a Engenharia.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.