Primeiros passos com AutoCAD: Comandos do painel Modify – OFFSET, TRIM, EXTEND, MOVE

 Fala gente bonita e gente feia, tudo certo? Bom, no post de hoje, vou falar, bem resumidamente, sobre alguns dos principais comandos do painel MODIFY. Nesse painel, estão todas as ferramentas para você realizar modificações no seu desenho: seja mover um objeto ou apagá-lo, por exemplo. A seguir, vou mostrar alguns comandos e um breve resumo sobre como eles funcionam, ok?!

(Observação: Esses posts sobre os primeiros passos com o AutoCAD não é um CURSO. Eles são apenas uma luz para aquelas pessoas que não sabem mexer no programa. ).

1) COMANDO OFFSET

Atalho: O

Botão:1

Função: Criar linhas e arcos paralelos e círculos concêntricos de acordo com uma distância pré-determinada.

Quando você for utilizar esse comando, a primeira coisa que o programa irá pedir é que você digite a distância entre o objeto existente (linha, círculo ou arco) e o que será criado a partir dele e aperte o Enter. No exemplo abaixo, coloquei 0,15 unid.imagem-1

Depois disso, o programa pedirá para você selecionar o objeto original a ser copiado paralelamente. Então você seleciona o objeto e com o mouse “arrasta” para a direção na qual deseja que o objeto seja copiado em paralelo.

imagem-2

Para finalizar o comando, basta você apertar o Enter.

2) COMANDO TRIM

Atalho: TR

Botão:2

Função: Cortar os objetos que se “cruzam” no desenho.

Nesse comando, primeiramente, o programa pedirá para você selecionar os objetos. No caso abaixo, são apenas linhas, porém esses objetos podem ser círculos, arcos, polígonos etc.

imagem-3

Depois disso, aperte o Enter. Então, o programa solicitará que você selecione as linhas que serão cortadas. Daí ao clicar na linha, ela já “desaparecerá” do desenho. Nessa hora, você deve ter muito cuidado, para não cortar linha errada.

imagem-4

Ah, e vale lembrar que, esse comando só funciona com objetos que se “cruzam”. Se o objeto não cruzar com outro, ele simplesmente não será cortado.

3) COMANDO EXTEND

Atalho: EX

Botão:  3* Botão fica dentro do comando TRIM

Função: Estender os objetos até um limite determinado.

Ao acionar esse comando, o programa pedirá para selecionar até aonde você deseja que seu objeto seja estendido (o destino final do objeto).

imagem-5

Depois de selecionar o destino do objeto a ser estendido, você aperta o Enter. Daí o programa pedirá que você selecione o objeto a ser estendido.

imagem-6

Para finalizar o comando, assim como todos os outros, você aperta o Enter e pronto.

4) COMANDO MOVE

Atalho: M

Botão:4

Função: Mover os objetos para um destino pré-estabelecido.

Após acionar o comando, o programa pedirá para você selecionar o objeto a ser movido.

imagem-7

Depois disso, ele solicitará que você selecione o ponto base para mover o objeto. Eu, na maioria das vezes, seleciono um dos cantos do objeto como ponto base.

imagem-8

Após selecionar o ponto base, o programa pedirá para você dizer o ponto para o qual o objeto será movido. Após selecionar destino final do objeto, o comando será encerrado por si mesmo, sem a necessidade de apertar o Enter.

imagem-9

Bom galera, como o post está muito extenso, assim como no caso do painel DRAW, vou dividir por partes, também, o painel MODIFY. Então, na semana que vem, espero vocês por aqui para prosseguir com OS PRIMEIROS PASSOS COM O AUTOCAD. Gostou do post de hoje? Achou a informação disponibilizada útil? Então não deixe de comentar e compartilhar! De seu feedback, afinal ele é muito importante para melhorarmos nosso conteúdo!

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.