Circuito – Ponte H

Olá meus queridos caiçaras! Hoje, vamos mostrar mais um circuito simples. Caso não tenha visto os artigos anteriores, não deixe de conferir, pois com certeza você verá muita coisa interessante. Bom ,hoje falarei sobre um circuito muito aplicado para controle de motores, a ponte H.

O que é a ponte H ?

Basicamente, é um circuito para controle de motores DC, que controla o sentido de rotação do mesmo e, também, sua velocidade em alguns casos. Uma curiosidade é sua nomenclatura, Ponte H, pois o seu diagrama  representa basicamente essa letra.

ponteh-diagrama

Explicando da forma mais simples possível, seu funcionamento é o seguinte: ao fechar as  chaves S1 e S4 e mantendo abertas S2 e S3, o motor gira em um sentido. E, ao fechar a S2 e S3, mantendo abertas S1 e S4, o motor gira em outro.

Esse circuito é largamente utilizado, podendo ser montado com transistores, relés e, inclusive, há CI’s ponte H, com todo esse circuito interno. Quem trabalha com controle de motores DC, utilizando uma plataforma de hardware livre como, por exemplo o Arduíno,conhece muito bem o CI L293D, que pode ser usado para controlar motores DC, motores de passo ou servomotores. Além de existir módulos e até shields, com esse tipo de circuito para facilitar a vida do público maker.

Creio que, vocês puderam ver como esse tipo de circuito é bem importante. Agora, sem mais delongas, vamos mostrar um exemplo simples de ponte H, montada com componentes de baixo custo.

 

Lista de materiais necessários para montagem:

1 – Motor DC;

4 – Resistor de 100Ω;

2 – Resistor de 680Ω;

2 – Resistor de 10kΩ;

4 – Diodo retificador 1N4007;

2 – Conector borne KRE 2 vias;

1 – Barra de pinos p/ fazer um jumper de 3 posições;

2 – LED verde ou a cor que preferir;

Caso queira montar o  circuito em uma placa de circuito impresso, você pode comprar itens adicionais como: uma placa e fenolite face simples 7 x 5 cm, percloreto de ferro e caneta para retroprojetor, além de contar com ferro de solda e estanho para realizar a solda dos componentes na placa.

Funcionamento e diagrama esquemático

O funcionamento é bastante simples: ao deixar o jumper em 1 e 2, o motor girará no sentido horário, onde existe um led para indicar que o motor está girando naquele sentido. Ao deixar o jumper em  2 e 3, o motor girará no sentido anti-horário, onde também tem o seu led indicativo. Os responsáveis pelo chaveamento do circuito são os transistores. Coloquei os diodos apenas para proteção contra corrente reversa do motor DC.

Essa é a explicação de forma resumida do funcionamento do circuito. Veja como o mesmo é simples:

ponte-h-funcionamento

Como venho fazendo nos posts anteriores,  veja o layout da placa de circuito impresso. O mesmo foi criado utilizando o Proteus Professional 7, mais precisamente o ARES.

design-ares

Visualizando a placa de uma forma mais amigável rs.

layout-ponte-h

Bom, veja que com componentes de baixo custo, você pode montar um circuito e testar seu funcionamento.  Além de compreender o conceito da Ponte H, tão usual em inúmeras aplicações, como mencionei acima.

Espero que o artigo tenha lhe auxiliado de alguma maneira! Deixarei disponíveis os materiais para download, para você analisar os detalhes e alterar o projeto como desejar. Caso tenha qualquer dúvida, estou à disposição para esclarecimentos. Deixe seu comentário, que responderei o mais rápido possível. Agora não deixe de clicar aqui e baixar os arquivos do projeto.

Gostou ? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.