Primeiros passos com Arduíno: Baixando bibliotecas auxiliares para facilitar o desenvolvimento

Olá meus queridos caiçaras, continuando a série primeiros passos com o Arduíno, nesse artigo vamos entender porque as bibliotecas auxiliares nos ajudam no desenvolvimento de projetos e como fazer a instalação. Caso você não tenha lido artigo anterior: O famoso blink led, veja como fazer!, recomendo que o façam.

Bom sabemos que ao utilizar sensores, módulos e até alguns shields podemos utilizar bibliotecas que facilitam e muito o desenvolvimento com a plataforma, diminuindo o trabalho de compreender o hardware, mexer com o mesmo e despender horas para algo que você simplesmente quer testar e futuramente otimizar, a intenção do Arduíno é essa, ganhar tempo na prototipagem.

Para baixar e deixar devidamente instalada uma biblioteca no Arduíno você pode fazer isso de duas maneiras, primeiramente demonstrarei como fazer pela IDE, o primeiro passo claro é ter instalada em seu computador e abrir a mesma.

Com a IDE aberta vá na opção (Sketch > Incluir Biblioteca > Gerenciar Bibliotecas…)

IDE - Arduíno
IDE – Arduíno

Ao clicar nessa opção aparecerá uma janela com diversas bibliotecas e você pode realizar a pesquisa pela biblioteca desejada, no caso pesquisei pela biblioteca DHT (utilizada para controlar os sensores de DHT11 E DHT22) que são para leitura de temperatura e humidade:

Demonstração - Gerenciador de biblioteca
Demonstração – Gerenciador de biblioteca

Clique em instalar e pronto a biblioteca já está disponível para uso. Como disse lá em cima, existe outra forma de instalar as bibliotecas auxiliares no Arduíno, que é realizando o download do arquivo .zip, geralmente é o que mais faço já que ao pesquisar sobre um determinado sensor, módulo ou shield o fabricante já disponibiliza no seu website ou no Github a biblioteca para isso. Para isso utilizarei como exemplo o download de uma biblioteca utilizada por um sensor de corrente AC não invasivo, muito utilizada.

Página para download de biblioteca auxiliar:
Exemplo download arquivo .zip biblioteca auxiliar
Exemplo download arquivo .zip biblioteca auxiliar

Após realizar o download do arquivo .zip você deve abrir a IDE do Arduíno e seguir os seguintes passos (Sketch > Incluir Biblioteca > Adicionar biblitoeca .ZIP).

Abrirá a janela para você selecionar o arquivo .zip que baixou e após encontrar o mesmo clique em abrir, com isso aparecerá a seguinte mensagem na IDE confirmando a inclusão da biblioteca:

4
Biblioteca adicionada com sucesso.

Agora que já instalou a biblioteca, você deve inclui-lá em seus projetos, verificar seus exemplos e claro conforme for aprendendo entender o que ela faz, a comunidade auxilia bastante e tem muito exemplo de utilização de bibliotecas disponíveis na web, bastando digitar a palavra chave no Google que na primeira página de busca você encontra a solução.

Espero que tenha ajudado, parece ser simples e caso você já saiba lembre-se um dia você já teve certamente essa ou outras dúvidas com o uso da plataforma, o intuito é te ajudar com os primeiros passos.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback isso é fundamental para melhorarmos e produzir ainda mais conteúdos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado, até a próxima!

Yhan Christian

1 Comentário


Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: