As principais ferramentas que você deve ter

Olá, meus queridos caiçaras! O post de hoje é sobre algo que, sempre gera dúvidas e gostaria de explorar. Afinal, preciso de muito dinheiro para começar minha bancada? É necessário muito investimento? Quais ferramentas preciso?

Pensando nisso, eu vou ser bem claro: esse post é baseado nas minhas experiências e mostrarei, como você pode começar a mexer com placas, soldar, usar kits, com um investimento bem baixo. Daí, futuramente, você pode aprimorar sua bancada de trabalho. Sendo sincero, não tenho tudo ainda que gostaria, mas já estou guardando minhas economias pra deixar a minha bancada ainda mais profissional. E, com certeza, isso vai se reverter ainda mais em materiais de qualidade para você, leitor.

Sem mais delongas, vou listar o essencial para você trabalhar:

1) Alicates

Você vai precisar de, pelo menos, um alicate de bico e um de corte e um universal (ele é uma mão na roda).São itens com custo relativamente baixo e que você encontra na loja de material elétrico na sua cidade.

2) Conjunto de chaves

Você precisa, pelo menos, de algumas chaves de fenda e Phillips, além de um conjunto de chave Torx e Allen para sua bancada. Como mencionei, em relação aos alicates, elas são itens de custo baixo e você encontra em lojas de material elétrico na sua cidade. Além dessas chaves essenciais, recomendo que compre o conjunto de chaves de precisão, que vão ajuda-lo bastante.

3) Ferro de solda, estanho e sugador de solda

O melhor amigo do Técnico, o ferro de solda! Ele é, facilmente, encontrado e tem baixo custo. Caso você não saiba soldar, pode aprender fazendo uma pesquisa na internet, onde há tutoriais que mostram como fazer isso.Mas vou ser sincero: solda, você só aprender fazendo. Eu não sou nenhum mestre da solda, mas aprendi a soldar e dessoldar repetindo o processo inúmeras vezes até pegar o jeito.

4) Fonte de bancada

Você não precisa comprar uma fonte cara e profissional de bancada, para começar a trabalhar.Pode, simplesmente, adaptar uma Fonte ATX de Computador, que está parada na sua casa ou pode fazer a sua fonte, inclusive escrevi um post a respeito. Confira lá clicando aqui.

5) Componentes eletrônicos

Componentes simples como resistores, capacitores, diodos, alguns transistores e leds, para você trabalhar. Caso tenha dúvidas sobre isso, veja o post a respeito, que dou algumas dicas.

6) Protoboard

A Protoboard é a melhor maneira de você testar seus circuitos. Nela, você simula, liga os componentes etc.

7) Multímetro

O multímetro é a mão do técnico, como disse um professor do curso técnico que fiz rs… brincadeiras à parte, ele é essencial para você medir níveis de tensão, testar componentes e, sem ele, realmente, fica-se bem limitado, creio eu que é um item FUNDAMENTAL para qualquer bancada. Existem n modelos e, para você que trabalhará em casa, poderá começar com o mais simples, que é mais do que suficiente para trabalhar.

A escolha é sua. Se deseja o multímetro digital ou o analógico, o melhor é que, de preferência, tenha os dois e aprenda a utilizar ambos.

Concluindo …

Esses são os itens que julgo como básicos e, que requer baixo investimento. Muita coisa você já vai ter na sua casa, ou poderá reaproveitar, como um exercício. Pegue equipamentos antigos, aproveite a sua sucata! Lá, você pode conseguir alguns capacitores, diodos e até transformadores para seus experimentos em bancada.

Com o tempo, você guarda dinheiro e compra itens mais sofisticados e que vão deixar sua bancada mais profissional como um osciloscópio, um gerador de sinais, estação de solda e outras ferramentas que tem um custo relativamente alto.

Bom, eu espero que o artigo tenha lhe auxiliado! Se gostou da postagem, tem alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar aqui embaixo! Terei o prazer de responder e, juntos, aprender um pouco mais sobre o quão incrível pode ser a Engenharia.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.