As diferentes formas de geração de energia

Olá, meus queridos caiçaras! No post de hoje, vamos falar sobre como é gerada a energia elétrica e as diferentes formas existentes de geração. Você deve imaginar tal geração a partir de hidrelétricas, que é a principal fonte do país, mas existem outras que serão mostradas a seguir.

1) Hidráulica

A usina hidrelétrica, é basicamente um conjunto de obras e equipamentos, que produz energia elétrica, a partir de do potencial hidráulico de um a represa.  O funcionamento é através da pressão da água, que gira a turbina, transformando a energia potencial em energia elétrica.

Um dos pontos negativos dessa forma de geração de energia é a mudança na fauna e na flora, já que é necessário inundar áreas imensas para formação das represas. De contrapartida, uma das suas principais vantagens é seu custo mais baixo, se compararmos com outras formas, como a nuclear, que falaremos a seguir. Além disso, ela é menos prejudicial ao meio ambiente, em comparação com a termoelétrica.

Hoje no Brasil é a principal forma de geração de energia, responsável por mais de 70% de toda matriz energética da nação.

2) Termoelétrica

A usina termoelétrica, produz energia a partir da queima de carvão, gás natural, óleo combustível, em uma caldeira.  O calor gerado desses itens transforma em vapor, a água presente nos tubos localizados nas paredes das caldeiras em alta pressão, fazendo a turbina girar e assim gerar energia elétrica.

Esse modo de geração de energia é muito criticado, devido à grande poluição causada ao meio ambiente, por conta da liberação de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo assim para o efeito estufa.

3) Nuclear

A usina nuclear, tem o princípio de funcionamento bem parecido com a termelétrica, já que se transforma o calor em energia elétrica, funcionando da seguinte maneira: é realizada a fissão nuclear do átomo, gerando calor dentro do reator nuclear,onde contém inúmeras varetas com o material radioativo.A partir do calor gerado, a água presente nos tubos se transforma em vapor e, assim, gera energia elétrica.

Alvo de muitas polêmicas, a usina nuclear é de certa forma uma bomba relógio.Hoje é considerado um dos meios mais limpos de geração de energia, já que a poluição gerada diretamente é praticamente inexistente e ocupa uma área pequena, comparada à hidrelétrica. Entretanto, além de ser muito mais cara a construção dessa usina, deve se atentar a segurança, pois caso haja vazamentos ou explosões em um reator, as consequências são incalculáveis.Pode-se tomar como exemplo o acidente ocorrido em Fukushima, no Japão em 2011.

Hoje, o Brasil conta com duas usinas nucleares, denominadas Angra 1 e Angra 2, com potencial de geração de 2 mil megawatts. Além delas, ainda há a retomada das obras de Angra 3, prevista para 2017, com previsão de conclusão apenas em 2023.

 

4) Eólica

Realiza a transformação da energia do vento, em energia elétrica, utilizando aerogeradores, que são grandes turbinas colocadas em regiões de muito vento, com o formato de um moinho ou cata-vento. Tais equipamentos produzem o movimento de uma hélice, esse movimento gera um campo magnético, produzindo assim eletricidade.

É considerada umas das formas de produção mais promissoras, por se tratar uma fonte natural, renovável e que não contribui com o efeito estufa, além de não gerar resíduos.  Apesar de seus pontos positivos, nem tudo são flores. Além do custo ser alto, hoje em dia, necessita-se estudar a região para medir e prever os ventos, tornando-a uma fonte de energia não tão confiável como as demais já citadas. Além disso, ainda há poluição visual da região, já que é necessário uma grande área com inúmeros aerogeradores. Outro ponto a ser citado como desvantagem é a alteração da rota migratória dos pássaros, impactando a fauna da região.

5) Biomassa

Uma fonte renovável de energia, pois é gerada a partir da decomposição de materiais orgânicos como: esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas, etc. Transformada em energia elétrica através de processos como combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas. Além da geração de eletricidade, a biomassa é aproveitada para produzir calor e combustíveis.

Um fato bastante interessante é que, hoje, o Governo Federal possui um programa de incentivo as fontes de geração de energia elétrica alternativas, o PROINFA.

Atualmente, as principais usinas que utilizam biomassa, como fonte de geração, são principalmente as de cana-de-açúcar, aproveitando o bagaço da cana e, assim, diminuindo os resíduos da produção.

6) Solar

A energia obtida através da luz e do calor do Sol, utilizado por diferentes tecnologias como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica etc. O modo mais utilizado para obter eletricidade é a partir dos painéis fotovoltaicos, que convertem a luz em energia elétrica, sendo esses painéis construídos com material semicondutor. Funciona da seguinte maneira: a luz solar atinge a célula fotovoltaica e parte dela é absorvida. Ao ser absorvida, a luminosidade é convertida em eletricidade. Podemos concluir que, quanto maior a intensidade de luz solar, maior será o fluxo de eletricidade.

A energia gerada é em corrente contínua (CC) e armazenada em baterias estacionárias.Quando o sistema é conectado a rede elétrica, a energia gerada passa por um inversor de frequência para tornar a corrente alternada (CA).

Apesar de ser um método totalmente limpo e que não denigre o meio ambiente, a geração a partir de células fotovoltaicas tem suas desvantagens, sendo a principal, a eficiência.  Ou seja, para gerar muita energia, precisa ocupar uma grande área com centenas de painéis, poluindo visualmente a região.

Essas são as principais formas de geração de energia existentes. E, caso você queira saber mais sobre a matriz energética no Brasil e sobre eletricidade, separei um material muito bacana para você:

Bom, eu espero que o artigo tenha lhe auxiliado! Se gostou da postagem, tem alguma dúvida ou sugestão, não deixe de comentar aqui embaixo! Terei o prazer de responder e, juntos, aprender um pouco mais sobre o quão incrível pode ser a Engenharia.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos nosso conteúdo e produzir, ainda mais, artigos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado e até a próxima!

Yhan Christian

0 Comentários

Deixe seu comentário.