Análise de Transiente e Análise AC no LTspice

Beleza pessoal! Esse é nosso último post da série, aprendendo um pouco mais sobre o LTspice. Vamos explorar a análise de transiente e análise AC.

O Esquemático

Monte o circuito a seguir. Se necessário, consulte artigos anteriores, para entender o básico de como montar circuitos no LTspice. Nesse circuito e com a análise de transiente, vamos obter as formas de onde de entrada e saída.

Tem duas maneiras de configurar a análise de transiente. Diretamente, aplicando a Diretiva Spice (comando), conforme mostrado no esquemático. Ou, através do menu [Simulate] na opção [EditSimulationCmd], selecionando a aba [Transient] e preenchendo os campos. Temos várias opções, conforme mostrado a seguir, e vamos entende-las nesse artigo.

Análise de Transiente

Basicamente, a análise de transiente executa uma simulação não-linear e no domínio do tempo. Aqui, o foco são medições de formas de onda no tempo.

Na análise de transiente, temos alguns modificadores, que são todas as opções da aba [Transient]. Entenda o comportamento de cada opção:

 UIC:‘Skipinitialoperatingpoint solution’[  ]

Usa as condições iniciais. Normalmente, uma análise de ponto de operação é executada antes de iniciar a análise de transiente.

Se escolher essa Diretiva Spice, o LTspice suprime essa primeira etapa. Não é recomendado utilizar essa opção. Mas, pode ser necessário dependendo da situação.

 startup: ‘Start external DC supplyvoltagesat 0V’ [  ]

Executa o ponto de operação inicial, com as fontes independentes de tensão e corrente desligadas. Então, inicia a análise de transiente ligando as fontes independentes (realizam uma rampa), nos primeiros 20us da simulação.

 steady:‘Stop simulatingifsteadystateisdetected’ [  ]

Para a simulação, quando o estado de estabilidade do circuito tem sido atingido. Isso é requerido, para um relatório de cálculos mais eficientes.

 nodiscard:‘Don’t reset T=0 whensteadystateisdetected’ [  ]

Não apaga a parte da simulação de análise de transiente, antes que o estado de estabilidade do circuito tem sido atingido.

 step:‘Steptheloadcurrentsource’ [  ]

Essa função trabalha com uma fonte de corrente como uma carga, e com uma lista de passos de ajuste de corrente (step). Devido a complexidade do circuito, passos (step) automático de transição podem não ser detectados. Nessa circunstancia, é melhor usar essa opção e rodar a análise de transiente, observando os passos desejados na carga.

Simule o Circuito

Nessa simulação, apenas escolhemos um tempo de duração de análise de 10 milissegundos. E, medimos as tensões de entrada e saída do circuito.

Análise AC

A única modificação, que fiz no circuito, foi configurar a fonte de tensão de entrada, conforme mostrado a seguir.

Apenas ajustado o campo [AC Amplitude]: para 1 Volts.

No menu [Simulate], opção [EditSimulationCmd], acesse a seguinte aba [AC Analysis] e configure, conforme mostrado e clique no botão [OK].

Simule o Circuito

Meça a forma de onda da tensão de saída. Observe que, podemos fazer uma análise AC, porque a janela gráfica mostra a resposta do circuito à variação de frequência. Então, podemos ver que temos um a ganho estável até determinada frequência. Depois, o mesmo é reduzido. Isso é uma análise AC de pequeno sinal.

Bem, espero que você tenha entendido um pouco mais, sobre Análise de Transiente e Análise AC!

Gostou? Se sim, compartilhe e de seu feedback! Caso tenha dúvidas comente aqui embaixo.

Ismael Lopes

0 Comentários

Deixe seu comentário.