Análise DC de Ponto de Operação no LTspice

Beleza pessoal! Vamos continuar nossa série, aprendendo um pouco mais sobre o LTspice. Nesse post, vamos explorar um pouco mais a análise DC de ponto de operação do circuito.

O LTspice tem muitos recursos para serem aplicados nas análises de circuito.Então, vamos aprende-los, para melhorarmos nossa performance de análise.

O Esquemático

Monte o circuito a seguir. Se necessário, consulte artigos anteriores para entender o básico de como montar circuitos no LTspice.

Apliquei alguns rótulos nos nós do circuito (PA, PB e COM). Ainda não foi escolhido o tipo de análise DC que vamos fazer. No menu [Simulate] selecione a opção [EditSimulationCmd].

Selecione a aba [DC oppnt] e, automaticamente, o LTspice inserirá a Diretiva Spice ‘.op’, indicando que estamos selecionando a análise DC de Ponto de Operação. Clique no botão [OK], arraste e cole a Diretiva Spice no esquemático.

Outra opção de selecionar essa análise DC seria na barra de ferramentas, clicando no botão [SPICE Directive] e digitando‘.op’. Depois clique no botão [OK], arraste e cole a Diretiva Spice no esquemático.

Esquemático pronto e tipo de análise DC ‘.op’ configurada

Vamos Simular!

Os pontos de operação DC do circuito serão mostrados.

Também vamos ver a Netlist do circuito

No menu [View], selecione a opção [SPICE Netlist].

Uma visão geral do circuito é descrita na linguagem SPICE, e também as Diretivas Spice de análise são mostradas.

Outros Recursos da Análise de Ponto de Operação ‘.op’

Depois que rodou a simulação, se você aproximar o ponteiro do mouse sobre os fios de conexões do circuito, na barra de status,são mostradas as medições de tensões nesses pontos.

Se der duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre os fios, a tensão nesses fios se torna rótulos.

Para mudar os rótulos de valor de tensão para corrente, clique com o botão direito do mouse sobre um rótulo de tensão e a seguinte janela será mostrada. Substitua o ‘$’ pela expressão que representa o rótulo de corrente naquele ponto, por exemplo, ‘I(R3)’. Depois clique no botão [OK].

Outro recurso sensacional!

Monte o circuito a seguir. É uma fonte de corrente.

Simule o circuito e observe a corrente no coletor de Q1, conforme dados do ponto de operação.

ICQ1 = 7,19 [mA].

Até aqui vimos que, a análise de ponto de operação fornece um relatório com todas as medições de tensões e correntes do circuito.

Mas, se quisermos variar a fonte de alimentação de 10 Volts a 15 Volts e avaliar se, realmente, a corrente no coletor de Q1 permanece estável… Como faríamos nesse tipo de análise?

Apenas inclua a Diretiva Spice ‘.step param V 10 15 1’, clicando no botão [SPICE Directive], na barra de ferramentas, e modificando o valor da fonte de tensão para ‘{V}’, conforme mostrado a seguir.

Simule o circuito e meça a corrente no terminal coletor de Q1. Faça isso, aproximando o ponteiro do mouse no coletor de Q1 até que o ponteiro vire um alicate amperímetro, então, clique nesse ponto. O LTspice variará a fonte de alimentação de 10V à 15V, com incremento de 1V.

Você observou que, não apareceu o relatório detalhando todas as medições de tensão e corrente, mas, a janela de forma de onda foi visualizada.

Observe que essa forma de onda mostra, graficamente,a variação da corrente no terminal coletor de Q1(eixo y) pela variação da tensão da fonte de alimentação (eixo x).

Mais uma análise show de bola!

Vamos substituir a Diretiva Spice ‘.step param V 10 15 1’ pela Diretiva Spice ‘.steptemp 20 50 1’, e também, voltando a alimentação de 12 Volts, conforme mostrado a seguir.

Agora queremos analisar a influencia da variação de temperatura sobre essa corrente

O LTspice variará a temperatura de 20°C à 50°C, com incremento de 1°C. Simule o circuito e observe a variação de corrente no coletor de Q1.

Maravilha, não é mesmo?

Bem, espero que você entenda um pouco mais sobre análise DC de Ponto de Operação. Gostou? Se sim, compartilhe e de seu feedback! Caso tenha dúvidas, comente aqui embaixo.

Ismael Lopes

0 Comentários

Deixe seu comentário.