Amanda Lima

Fala gente bonita e gente feia, tudo bem? Bom, meu nome é Amanda Lima, sou uma das fundadoras do Blog Engenheiro Caiçara, ao lado do Yhan Christian, grande amigo e tão louco quanto eu… Sou Técnica em Edificações, formada pela ETEC Doutora Ruth Cardoso desde 2010 e venho atuando na área da construção civil até os dias atuais. Na época em que cursei o técnico, estagiei na Secretaria da Habitação de São Vicente, elaborando projetos de regularização fundiária. Depois disso, em meados de 2011, aventurei-me a trabalhar como técnica de campo, elaborando vistorias e supervisionando instalações e obras de telecomunicações, por todo o Brasil. Sim, eu viajei, literalmente, de norte a sul por nosso lindo país, onde conheci pessoas maravilhosas, generosas e super acolhedoras que me ajudaram muito a evoluir como ser humano e profissional. Contudo, de contrapartida, passei por diversos perrengues, situações que hoje são motivos de piadas, mas que na época quase me mataram de nervoso. Após uns dois anos realizando trabalho de campo, mais ou menos, fui transferida para o escritório para atuar como projetista. E foi nessa época que percebi que, já tinha passado da hora de ingressar na faculdade, então, entrei no curso de Engenharia Civil da Universidade ESAMC na unidade de Santos – SP.

Decidi que queria fazer engenharia civil na época do técnico. Comecei o curso pensando em, quando terminá-lo, entrar na faculdade de arquitetura; Mas quando o terminei de fato, tinha a absoluta certeza de que, a engenharia era o que eu queria para a minha vida. E , embora eu tenha aquele lado 1% arquiteta, decidi cursar engenharia por amor à área. Julguem-me e me chamem de louca, mas SIM, eu amo o que faço por dois simples motivos: primeiramente porque sempre gostei da área de exatas, por acreditar que a matemática é a linguagem universal mais linda que existe; Porém ela sozinha, não passa de teoria… E é aí, então, que a ENGENHARIA entra para deixar tudo mais MÁGICO, pois a mesma é a pura matemática CONCRETA, VIVA E PALPÁVEL. A engenharia torna a matemática tangível à nossa realidade, trazendo a teoria para o mundo prático! Como não amar a engenharia???

Imagem 113
De todos os lugares em que estive, nenhum tem uma vista tão privilegiada como esta.

Meu intuito (e acredito que o do meu sócio também) é trazer um conteúdo leve e tranquilo sobre essa área, bem no estilo CAIÇARA. Através de textos simples, numa linguagem descontraída, pretendemos transmitir nossas experiências tanto acadêmicas, quanto profissionais. Afinal, se você quisesse um manual técnico, chapado de palavras difíceis e complexas, com conteúdos longos e maçantes, não estaria visitando a nossa página nesse exato momento. Sempre gostei de ir direto ao ponto, sem enrolação e pretendo utilizar isso para escrever da maneira mais descomplicada possível. Nossa intenção é trocar figurinhas com você, caro leitor, sobre os mais diversos assuntos de nossas áreas de atuação, procurando esclarecer dúvidas, trazendo novidades, enfim, agregando mais sabedoria a sua cachola a respeito desse universo tão magnífico do qual fazemos parte: NOSSA AMADA ENGENHARIA!

Portanto, se você leu esse enorme texto até aqui (kkk), inscreva-se no Blog e acompanhe as nossas postagens. E espero, de coração, que você entre no nosso clima caiçara e se sinta bem-vindo ao nosso mundo. Divirta-se!

Um grande abraço!
Amanda Lima
amanda.lima@engenheirocaicara.com