Alvenaria ou Drywall?

Fala galera, tudo bem?! Bom, hoje eu vim falar um pouco sobre paredes. Sim, elas que servem para vedar ambientes, embutir os sistemas elétricos e hidráulicos e, em algumas situações, até estruturar a edificação. Vamos realizar um comparativo, com dois tipos de métodos construtivos usados atualmente: a alvenaria convencional e o sistema de construção a seco (drywall).

Vale lembrar que, o tipo de material, mais adequado a ser utilizado em uma construção, deve ser definido durante o projeto, por um profissional qualificado, de acordo com alguns critérios como:

  • Boa produtividade e resistência do material;
  • Desempenho térmico;
  • Condições de transporte da loja até a obra;
  • Qualificação da mão de obra contratada;
  • Custo/benefício.

Para começo de conversa…

Antes de tudo, para aqueles estudantes e leigos que não sabem, vamos esclarecer o que é:

Alvenaria: Método construtivo de paredes convencional mais usado no Brasil, que consiste na utilização de blocos ou tijolos e argamassa para assentamento dos mesmos.

Drywall: Método construtivo muito utilizado no exterior, que consiste no sistema seco de construção. Isto é, basicamente, são usadas placas de gesso fixadas em montantes de aço.

Vantagens do Drywall

Eu sou um pouco suspeita para falar, pois apoio totalmente o uso do Drywall (opinião é opinião gente, cada um tem a sua kkk). Primeiramente, porque ele é um método construtivo limpo, gerando bem menos resíduo dentro de uma obra, se comparar com a alvenaria. Isso traz, além de benefícios ao meio ambiente, economia ao bolso de quem está construindo, já que a maior parte de resíduos gerados provém de desperdício de material.

Outro ponto positivo para o Drywall é a rapidez. Em poucas horas, você consegue construir várias paredes, atividade que duraria dias, se fosse realizada com alvenaria convencional.

Além disso, outra vantagem no uso do Drywall é a espessura e leveza das paredes. Isso porque, paredes mais leves geram menos peso nas fundações, não sobrecarregando as mesmas. Fora que, paredes com espessuras menores geram ganho de área útil nos ambientes.

Ainda vendo as vantagens do Drywall, pode-se citar a redução da quantidade de material transportado e armazenado na obra, a flexibilidade dos layouts, a redução da quantidade de mão de obra e a facilidade da instalação dos sistemas elétrico e hidráulico.

Vantagens da Alvenaria

Agora, vamos às vantagens do uso da alvenaria convencional. Primeiramente, pode-se citar o fato do Drywall só poder ser usado como parede de vedação. Enquanto isso, a alvenaria pode ser utilizada tanto como vedação, quanto com função estrutural.

Outra vantagem da alvenaria é a quantidade de carga que a mesma suporta, em comparação com o Drywall. Isso é, para fixar um móvel mais robusto em uma parede convencional, não há problemas. Já na parede de gesso acartonado, você precisará reforça-la na estrutura (a placas suportam até 10Kg e seus montantes, 18Kg). E esse reforço deverá ser previsto na fase de projeto, para evitar a abertura de paredes depois da obra concluída.

Além disso, não é todo mundo que sabe lidar com o Drywall. Embora esse método use menos mão de obra, essa deve ser especializada e isso se reflete no bolso. Já a alvenaria é largamente executada, o que mostra certa facilidade em encontrar mão de obra mais barata.

Como foi dito anteriormente, a melhor pessoa para indicar a você o material mais eficiente para sua obra, é um profissional qualificado. Porém esse artigo foi escrito para mostrar que, existe uma alternativa B para a construção de paredes. Você não precisa ficar engessado em um único método construtivo!

Bom galera, por hoje isso é tudo! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza? Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

 

0 Comentários

Deixe seu comentário.