5 dicas para fazer um projeto de forma mais rápida

Fala galera, tudo certo?! Bom, no post de hoje, para fechar essa sequência de artigos sobre projeto, vou dar algumas dicas que eu uso no meu cotidiano para projetar de forma mais rápida. Não sou nenhum guru da área de projetos, que fique bem claro! Mas, acredito que, usando essa linha de raciocínio que vou separar em tópicos abaixo, eu consigo ter uma produtividade maior na hora que estou projetando. Então, rola a tela para baixo e vamos nessa!

Tenha sua própria Biblioteca de blocos…

Eu sou uma verdadeira acumuladora de blocos do AutoCAD! Confesso mesmo! Eu guardo muitos blocos e, sempre que vejo algum na internet que eu ainda não tenho, vou lá e, quando possível, faço o download. Agora, por que é importante ter sua própria biblioteca? Simples. Imagina que você está projetando e, de repente, precisa de um bloco de sofá de canto, mas não tem? Até você procurar no Google, achar um bloco que seja disponibilizado gratuitamente, baixar e inserir no seu projeto, olha quanto tempo já foi perdido? Ou pior, imagina você ter que desenhar esse sofá no AutoCAD? Mais tempo ainda perdido. Então, tenha sua biblioteca guardada, fica a dica!

Tenha um modelo de folha com carimbo personalizado

Outro item que não pode faltar nos seus arquivos, quando você faz projetos, é a sua folha padrão, com seu carimbo e suas informações básicas preenchidas. Por quê? Pelo mesmo motivo do tópico acima. Se você for parar para desenhar uma folha a cada projeto que fizer, montar carimbo etc., olha o quanto de tempo que perderá com isso? Agora, pensando no inverso, imagina o tempo que você ganhará, apenas inserindo ou copiando e colando uma folha pronta, tendo apenas que editar as informações do cliente no carimbo? Vale a pena ter esses arquivos!

Nunca comece um arquivo do zero toda vez que iniciar um novo projeto!

Vou ser bem franca com vocês. Eu odeio configurar arquivo no AutoCAD. Primeiro, porque dá trabalho. E segundo, porque é desnecessário. Se eu posso configurar um único arquivo e, ao desenhar outros projetos, usá-lo como base… Pra que eu vou configurar do zero um arquivo, toda vez que eu desenhar um novo projeto?! Não tem lógica perder tempo com isso! Então, configure um arquivo (layers, penas, cotas e textos) e o guarde com carinho. Quando precisar, é só replicar, renomear e usar!

PURGE, meu amigo de fé… Meu irmão camarada!

Essa, sem dúvidas, é uma das ferramentas mais legais que eu conheci no AutoCAD. Isso porque, quando um arquivo do AutoCAD tem muitas layers configuradas, ele fica mais pesado. E, muitas vezes sem perceber, nós acabamos sobrecarregando nosso arquivo à toa. Daí, se seu computador não for uma máquina potente, adivinha? Ele trava. E, na pior das hipóteses, aparece um FATAL ERROR na sua tela e você perde tudo! Triste não?!

Daí o porquê do PURGE ser tão legal: Ele limpa todas as layers que não são usadas no desenho, mas por alguma razão, foram inseridas no mesmo. E, com isso, o desenho fica mais leve, correndo menos risco de travar. Então, se seu desenho não trava, você ganha mais tempo!

Tenha e siga uma sequência lógica na hora de desenhar

Essa dica parece boba, mas é extremamente importante! Isso porque, quando você segue uma sequência lógica, desenhando etapa por etapa, sem parar uma parte para fazer outra e depois voltar para a anterior, a probabilidade de cometer erros é menor. Por exemplo, quando eu faço um projeto de uma casa básica, primeiro eu começo pela planta baixa, desenhando as alvenarias, depois fazendo as aberturas de portas e janelas, inserindo os blocos de portas e janelas, em seguida, colocando as peças fixas das áreas molhadas e assim por diante.

Eu só começo a fazer outra parte do desenho, quando acabo totalmente a anterior. Isso garante que eu não vá deixar alguma parte do projeto sem fazer. Ou por distração, faça alguma parte errada. Não dá para começar a desenhar a planta baixa e, ao mesmo tempo, preencher a tabela de aberturas. Uma das duas partes vai sair com algum erro, ou ambas!

Então, desenvolva sua própria linha de raciocínio e faça uma coisa por vez, mantendo seu foco naquilo. Você vai ver como acabará muito mais rápido, seguindo uma sequência lógica!

Concluindo…

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.