10 NÚMEROS que todos deveriam saber sobre a rede elétrica brasileira

Fala galera, tudo certo?! Bom, no post de hoje vou iniciar por aqui uma nova série sobre Instalações Elétricas! E, para começar, falarei sobre alguns números dessa área que todo brasileiro deveria saber, mas infelizmente, não sabe… Afinal, conhecimento nunca é demais, ainda mais quando a engenharia está envolvida!

Então, rola a tela para baixo e confira esse artigo!

Para começo de conversa…

1 – Aproximadamente, 30% do consumo de energia elétrica brasileiro possui destino para o uso residencial. Isso é equivalente a quase 125.000 GWh!

2 – Na década passada, 13% das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros tiveram início devido a problemas elétricos.

3 – No nosso querido e amado Brasil, 50% dos imóveis com mais de 2 décadas de vida, NUNCA tiveram manutenção em suas instalações elétricas.

(Quer saber mais sobre Instalações elétricas? Então, baixe agora nosso e-book clicando aqui!).

4 – 5 anos é o período ideal para que você revise, preventivamente, os condutores de sua residência. Isso porque, os cabos envelhecem e, quando isso ocorre, os mesmos ficam com sua camada isolante ressecada. A consequência disso é a perda das propriedades isolantes desses cabos. Esse processo se torna mais acelerado, quando o sistema está sujeito a sobrecargas constantes.

5 – 90°é a abertura mínima que requer a porta de um quadro de distribuição. Além disso, a mesma deve estar livre de obstáculos, cadeados e bem à mostra no ambiente. Nem pense em escondê-la atrás de algum objeto de decoração na sua residência…

Isso não é tudo…

6 – 15 minutos é o período que você precisa para testar se sua rede de eletricidade está sofrendo fuga de corrente. Para realizar esse teste, basta retirar todos os equipamentos de sua residência da tomada e aguardar tal período. Se o seu relógio medidor continuar girando, procure um profissional habilitado para resolver esse problema, encontrando a origem de tal fuga, para poder eliminá-la.

7 – A média de consumo mensal do brasileiro é equivalente a 163 KWh.

8 – Se o seu aparelho possui um Plug mais gordinho (4,8mm) do que os buraquinhos de sua tomada, não insista em utilizá-lo com adaptadores na mesma! Isso porque, a capacidade da rede é inferior à corrente que circula no equipamento em questão. No novo formato padrão, plugs com diâmetros menores (4mm) são usados para aparelhos que operam com corrente nominal de até 10 A. Já os amiguinhos mais grossos, citados acima, são projetados para equipamentos que operam em até 20 A. É uma diferença considerável, não?! O ideal para esse tipo de situação, é verificar se os condutores e o disjuntor que chegam nessa tomada foram projetados para suportar a carga desse aparelho. E, é claro, troca-la pelo modelo adequado àquele equipamento (4,8mm).

(Quer saber mais sobre Instalações elétricas? Então, baixe agora nosso e-book clicando aqui!).

9 – A tomada de 3 entradas (dois pinos + terra), embora seja uma dor de cabeça para muitas pessoas, é aquela que oferece melhor segurança para o usuário. Por quê?! Porque o orifício do aterramento na tomada é mais raso do que os outros dois, ou seja, o pino do meio (terra) entra primeiro e sai por último da mesma, impedindo que você, caro usuário, leve um choque. Além disso, ainda tem a existência de uma calha, que impede o contato com as hastes metálicas no instante da conexão. Então, não arranque o pino do meio dos plugs dos seus equipamentos, OK?!

10 – 1 único conduíte para os condutores de energia, por favor! Assim manda a nossa querida NBR5410… Já vi muita adaptação técnica por aí (famosa gambiarra), onde o peão instala um conduíte e quer passar Deus e o mundo por ali: condutor de energia, internet, telefone, TV… Não faça isso, por favor?! Cada um no seu quadrado! A instalação elétrica da sua residência agradece!

Concluindo…

Bom galera, por hoje é isso aí! Bem, se você gostou dessa postagem, compartilhe com suas redes de contato, propague a informação por aí!Afinal, sua dúvida pode ser a mesma que a de outras pessoas que você conheça. E se você ainda não é inscrito, inscreva-se no nosso Blog e receba as nossas atualizações, beleza?

Agora, se você já é inscrito e gostou ou não dessa postagem, ou tem alguma sugestão, deixe um feedback aqui embaixo. Sua opinião é muito importante para a evolução do nosso conteúdo.

Até a próxima!

Amanda Lima.

0 Comentários

Deixe seu comentário.