05 Habilidades essenciais para todo Engenheiro

Olá meus queridos caiçaras, tudo bem?! No post de hoje, falaremos de habilidades que todo Engenheiro, independente da área de atuação, deve ter.   E, também, por que as mesmas são fundamentais e devemos investir nelas, para obter sucesso em nossa carreira.

Afinal, independente da área de atuação, toda ENGENHARIA tem o ciclo básico e também um perfil comum entre os estudantes: Pessoas analíticas, que usam o raciocínio lógico para resolver problemas.

Fonte: https://www.ufrgs.br/icd/as-habilidades-essenciais-de-um-time-dinamico-e-inovador/

Vamos às competências

1. Saber vender o peixe:

Creio que esse seja o maior defeito de estudantes e, também, de Engenheiros formados. Nós, por natureza, somos analíticos, pessoas fechadas e, muitas vezes, não sabemos vender uma ideia. Além do conhecimento técnico, é importante saber se apresentar e falar em público. Inclusive, muitos processos seletivos de estágio e de vagas para cargos Júnior pedem apresentação pessoal. Não ter medo de se apresentar e saber vender seu peixe é fundamental para sua carreira.

2. Gostar de resolver problemas:

Na sua carreira, você vai se deparar sempre com problemas, que parecem impossíveis e exigem esforço. Você deve AMAR isso! Deve sentir a emoção de resolver problemas e gostar de explorar isso! Pois, todo problema gera aprendizado e o Engenheiro, com sua capacidade analítica, é um profissional muito versátil e usado pelas empresas por saber lidar com problemas e resolve-los.

3. Ser autodidata:

Considero essa habilidade essencial para qualquer profissional, que deseja ter sucesso na área. Sabemos que na faculdade não vamos aprender tudo e, quando chegamos ao mercado de trabalho, recebemos uma “porrada” que mostra o quanto não sabemos de nada. Com isso, devemos sempre pesquisar, estudar e buscar aprender cada dia algo novo. No mundo atual, a pessoa que não busca se atualizar vai ficar pra trás, sendo engolida em um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

4. Flexibilidade:

Resolver problemas, muitas vezes, requer flexibilidade e cooperação com outras áreas. Sendo assim, essa habilidade é um complemento à habilidade descrita no item 02. Muitas vezes, vamos lidar com algo que não sabemos como fazer e teremos que pensar rápido. Ser flexível ajuda, e muito, a lidar com essas situações. É o famoso “jogo de cintura”.

5. Trabalho em equipe:

Lidar com pessoas é complicado. Ainda mais para profissionais que trabalham com números. Mas, em qualquer profissão, devemos aprender a trabalhar em equipe, sabendo que não somos o dono da verdade. Por exemplo, em uma planta industrial, as áreas de elétrica, mecânica e civil devem andar alinhadas, para evitar retrabalhos e conflitos entre as áreas. Lembre-se, você não é o dono da razão e, para isso, deve saber trabalhar com pessoas com competências diferentes. E, dessa forma, consigam juntos atingir um objeto comum.

Para finalizar…

Bom galera, esse post foi para compartilhar com vocês, a visão que tenho sobre habilidades importantes para qualquer profissional de Engenharia e, também, de outras profissões. Quero ressaltar que, essa é uma opinião, baseada nas experiências vividas a esse quase Engenheiro (final de 2018 já me formo o/)! Compartilhem com seus amigos e comentem, aqui abaixo, quais são as habilidades que você julga como ESSENCIAIS para nós, Engenheiros ou futuros Engenheiros.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos e produzir, ainda mais, conteúdos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado, até a próxima!

Yhan Christian.

2 Comentários

    • Cleber boa tarde!

      Todo conhecimento é válido, mas devemos manter o equilíbrio entre teoria e prática. É importante fazer cursos profissionalizantes, mas tente colocar este conhecimento em prática. Por exemplo, se fizer um curso de Excel avançado, use esses conhecimentos na empresa onde trabalha, ou desenvolva um controle financeiro seu.

      Enfim a dica que quero deixar é, faça os cursos que você enxergue que agregarão a sua carreira e tente aplicar este conhecimento, seja profissionalmente, ou na sua vida, como o exemplo acima do Excel.

      Não deixe de nos acompanhar um forte abraço!


Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: