03 Dicas para finalizar as horas complementares

Olá meus queridos caiçaras, tudo bem?! No post de hoje, vou mostrar para vocês que não é tão complexo assim conseguir finalizar as horas complementares, que a grande maioria das universidades exige na grade curricular. Sempre vejo na faculdade, amigos comentando que não sabem o que fazer para finalizar as horas e trata isso como uma penitência. Então, vou mostrar que isso pode se tornar algo proveitoso e que você completará tranquilamente.

Afinal o que são as horas complementares?

Basicamente, são atividades fora do ambiente acadêmico com o objetivo de agregar conhecimento ao estudante, estimulando-o a pesquisar e compreender o mercado de trabalho a sua volta, não se limitando apenas ao conteúdo na sala de aula.

Eu (Yhan), particularmente, sou a favor dessas atividades, pois ajuda o estudante a sair da “caixinha” e encontrar o nicho ao qual tem maior familiaridade.

Vamos às dicas

Agora vamos às 3 dicas simples, que vão lhe auxiliar a  finalizar as horas complementares.

  1. Cursos Online: Faça cursos online que dão certificados. É uma maneira de ganhar conhecimento e garantir que algumas horas sejam concluídas. Existem inúmeras plataformas como: Udemy (inserir link), Coursera (inserir link), Veduca (inserir link), Khan Academy (inserir link), entre outras. É importante utilizar a internet ao seu favor, inclusive isso foi tema de um post aqui no EC, que tal dar uma conferida: http://engenheirocaicara.com/desmistificando-uso-proveitoso-da-internet/.
  2. Eventos da área: É uma das atividades mais importantes, pois além de aprender algo novo, você amplia seu networking, conhece gente nova e sabe das novidades do mercado. Nós do EC valorizamos e muito a participação de eventos, tanto que já divulgamos alguns e você pode conferir aqui: Eventos.
  3. Palestras na universidade: Praticamente, toda universidade tem, semestralmente, uma semana dedicada a palestras para cada área de atuação. Participe dela! Afinal, é importante para você compreender o mercado de trabalho e também conseguir algumas horas. A participação é muito estimulada pelas instituições, pois geralmente nesta semana os professores quase não passam matérias, então valorize essas palestras.

Para finalizar…

Bom galera, o post de hoje foi baseado em minhas experiências e vivências. Existem muitas maneiras de tornar as atividades complementares como algo simples e divertido de se concluir. A dica de mestre é focar no que você mais gosta de fazer dentro da sua área e procure se aperfeiçoar. Existem muitas maneiras de concluir estas horas e hoje, com a internet, tudo ficou muito simples. Basta pesquisar e dedicar poucas horas na semana, que você consegue aprender algo novo sempre. Lembre-se, o estudante de engenharia (independente do segmento) tem que ser autodidata e procurar aprender sempre! Use isso ao seu favor e, por favor, se esqueci de dizer algo que considere importante, não deixe de comentar! Afinal, estamos aqui para trocar experiência e aprender sempre.

Gostou? Compartilhe e de seu feedback! Isso é fundamental para melhorarmos e produzir, ainda mais, conteúdos para ajudar mais e mais pessoas.

Muito obrigado, até a próxima!

Yhan Christian.

0 Comentários

Deixe seu comentário.